Geral

Adolescente do Abrigo Casa Lar de Capinzal é selecionada para atuar como aprendiz no Sesi, em Joaçaba

  • Jardel Martinazzo
  • 26/01/2023 18:36
69326288663d2f2a77654e8.12395404.jpg

“Sinto que essa experiência será incrível. Vou desenvolver habilidades, aprender mais e pedir ajuda quando não souber fazer algo.” Essa é a declaração de uma jovem de 16 anos acolhida no Abrigo Casa Lar de Capinzal, ao falar da expectativa em ser aprendiz na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Joaçaba. A vaga foi viabilizada por meio do programa Novos Caminhos.

Simpática, educada e com muita vontade de fazer a oportunidade dar certo, a garota, que deseja ser advogada ou professora, revela estar ansiosa para começar a trabalhar. Ela vai atuar na área administrativa. “Sei arquivar documentos, lido bem com computador e gosto de atender as pessoas”, diz. Os cursos que fez no Novos Caminhos ofertados pelos parceiros, como informática e maker, serão muito úteis, segundo ela, nessa jornada como assistente administrativa.

Outro fator que a ajudará é o conhecimento obtido durante um ano de trabalho no primeiro emprego, na Caixa Econômica Federal. No Sesi, ela começará em meados de fevereiro, sendo três dias na semana de forma presencial e dois em curso on-line. “Estaremos na torcida por ela e por perto para auxiliá-la nesta nova etapa”, destaca Elaine Cristina Blodorn Martins, assessora de Responsabilidade Social da Fiesc na região.

Planejamento

Interlocutora do Novos Caminhos, Elaine também fala sobre os planos para este ano: "Seguimos com a meta de ampliar o número de parceiros, seja para as oficinas de vida saudável, seja para as atividades de educação e ações de empregabilidade. Nosso intuito é oferecer oportunidades para que os adolescentes possam se desenvolver e, desta forma, ser inseridos no mercado de trabalho."

Elaine conta como foi o encerramento das atividades na região, em dezembro. “Realizamos na sede do Senai, em Luzerna, um dia de integração entre os serviços de acolhimento de Capinzal e Tangará. Foi um momento de muita diversão e comidinhas deliciosas. As crianças e adolescentes aproveitaram o lindo dia de sol na piscina e puderam interagir entre eles e com as cuidadoras.” O momento contou, ainda, com a doação de livros e bolas de handebol e basquete. “Essas são ações que visam contribuir para o desenvolvimento integral desta turminha”, conclui.

Créditos: TJ-SC

Enquete