Geral

BRF atua em diferentes frentes para incluir migrantes e refugiados no Brasil

  • Capinzal FM
  • 27/05/2022 15:50
153770657862911da87df0c3.89097148.jpg

Companhia é uma das maiores empregadoras de estrangeiros no País e participa de programas da ONU, do Governo e do Fórum Empresas com Refugiados

 

A BRF participa de diferentes ações que acolhem migrantes e refugiados no Brasil e é uma das principais empregadoras de estrangeiros nestas condições no País. Os imigrantes representam, atualmente, mais de 5 mil colaboradores nas unidades brasileiras, em sua maioria haitianos e venezuelanos.

 

O processo de inclusão desse público na BRF envolve atores internos e externos, como organizações e governos locais. Desde 2019 a Companhia iniciou parceria com a ONU Migração, com a Organização Internacional para as Migrações (OIM Brasil) e com a Operação Acolhida, do Governo Brasileiro, para a contratação de imigrantes venezuelanos. A Companhia também participa do Fórum Empresa com Refugiados, do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).


“A BRF está presente em mais de 125 países e é composta por mais de 90 nacionalidades, por isso, diversidade e inclusão fazem parte da essência da empresa. Entendemos o nosso papel como agente de mudança para atingir o nosso propósito como organização, que é proporcionar vida melhor para todas as pessoas e isso só é possível por meio de parcerias sólidas”, afirma Thiago Pereira, gerente executivo global de Diversidade, Cultura e Aprendizagem da BRF.

 

No Sul do Brasil, na unidade de Videira (SC), por exemplo, atua a família do casal venezuelano Marquia Iezama e José Luis Bolívar Amador, que está no Brasil desde dezembro de 2020. Naturais de Guayana, eles foram apoiados pela Organização Internacional para as Migrações (OIM-Brasil). Desde setembro de 2021, Marquia, Bolívar e os filhos Luz Marina, de 22 anos, Luis Mário, de 18, e Ledismar, de 16, trabalham na BRF. Ledismar faz parte do programa Jovem Aprendiz, é estudante do curso de Alimentos do Senai de Videira e do segundo ano do Ensino Médio. “Gosto muito de Videira. Aqui se vislumbra um futuro melhor, porque existem oportunidades de trabalho. Sei que na cidade terei um futuro melhor”, diz Ledismar.

 

O Instituto BRF (IBRF), braço social da Companhia, é parceiro do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) em diversos programas na agenda de educação, que inclui o apoio à construção de um espaço Súper Pánas (Super Amigos, em espanhol), programa do fundo para receber e fomentar a educação para crianças em condição de refúgio que chegam ao país, especialmente na fronteira com a Venezuela. Nesses espaços, meninas e meninos participam de atividades educativas de ensino não formal, recebem apoio psicossocial e são monitorados para prevenção de casos de violências, abuso e exploração, onde podem retomar a rotina escolar, antes de se matricular no Sistema Público de Ensino, garantindo que prossigam com o aprendizado.

 

O IBRF destinou recursos para a contratação fixa de psicólogos, assistentes sociais e educadores para os abrigos existentes, assim como para a reestruturação do local, garantindo um espaço mais acolhedor e amigável para as crianças. No início de abril deste ano, o Instituto IBRF também firmou parceria com a ONG Visão

Mundial para ofertar 400 vagas para migrantes e refugiados residentes em Boa Vista (RR) e Chapecó (SC) para cursos gratuitos de Português e profissionalizantes. Também com foco na diversidade e inclusão, 70% das vagas são destinadas a mulheres.   

 

Veja abaixo algumas ações internas para apoiar os estrangeiros que atuam na Companhia ou em busca de trabalho:

 

      A BRF colocou em operação a plataforma de admissão digital e de informações gerais, onde o candidato tem a opção de selecionar idiomas como francês, espanhol e crioulo – idiomas da maioria dos colaboradores estrangeiros refugiados   para a inserção de dados no portal. Em seguida, o candidato recebe material de apoio e passo a passo com orientações de preenchimento e navegação no portal. O Manual de Transparência já está disponível em diferentes idiomas, assim como os principais documentos de trabalho, contratos, guias e orientações.

 

      Em diferentes unidades da BRF atuam os Embaixadores da Integridade. Atualmente, são mais de 70 Embaixadores responsáveis por divulgar a cultura de ética e integridade na empresa, repassar treinamentos sobre o Manual de Transparência e ajudar os estrangeiros em sua integração, entre outras atividades, nas unidades que contam com colaborares de outros países em maior número.

 

      Em 2021, a BRF criou a função de tradutor em suas unidades operacionais, onde há maior população de migrantes refugiados – que, em sua grande maioria, não fala português. A pessoa tradutora tem a responsabilidade de facilitar a comunicação entre os falantes de língua portuguesa e os demais, além de traduzir as principais comunicações da empresa.





Participe dos GRUPOS DE WHATSAPP da Capinzal FM

Receba as notícias atualizadas em tempo real

Acesse - https://chat.whatsapp.com/FTUT98x6vPn06DYarytXir



Créditos: Assessoria de Comunicação BRF


Enquete