Saúde

Calor intensifica casos de gastroenterite no Hospital Nossa Senhora das Dores; médico explica

  • Gabriel Leal
  • 11/12/2025 09:15
2099137099693ab6d1981272.37187377.jpg

Faltando 10 dias para o início oficial do verão, as altas temperaturas já se fizeram sentir na região e refletem diretamente na demanda por atendimento médico. A emergência do Hospital Nossa Senhora das Dores registrou aumento nos casos de gastroenterite, enfermidade comum nesta época do ano.

O médico Cícero Batista explicou à reportagem da Capinzal FM que o calor acelera processos biológicos, fazendo com que bactérias e microrganismos se reproduzam mais rapidamente. Isso provoca, por exemplo, a deterioração mais ágil dos alimentos e a perda de líquidos pelo corpo, fatores que contribuem para o desenvolvimento da gastroenterite, cujos sintomas incluem diarreia, vômitos, náuseas e, em alguns casos, dores abdominais. Atualmente, a doença representa cerca de um terço dos atendimentos na unidade hospitalar, número que, segundo o médico, tende a aumentar.

Ele ainda destacou os três principais vírus causadores da gastroenterite e reforçou medidas de prevenção: lavar as mãos com água e sabão antes das refeições, após manipular alimentos e depois de ir ao banheiro; higienizar frutas e vegetais com água potável e solução de hipoclorito; refrigerar adequadamente os alimentos; e consumir água filtrada.

Nos casos leves, o tratamento consiste principalmente na hidratação, com água e sais, por meio de soro caseiro ou soro de reposição oral industrializado. As formas leves duram geralmente de 1 a 2 dias, quadros moderados até 4 dias e, acima disso, os casos são considerados graves e exigem tratamento específico com medicação.


Enquete