Saúde

Campanha nacional contra poliomielite começa nesta segunda-feira

  • Capinzal FM
  • 08/08/2022 06:19
161840804262f0d5fea32503.91088142.jpg

Foto: Cesar Brustolin/SMCS/Divulgação/ND

O Ministério da Saúde lançou neste domingo (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. De acordo com a pasta, o objetivo da ação é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.

A partir desta segunda-feira (8), cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar as doses. Ao todo, são 18 tipo de imunizantes previstos no calendário de vacinação. A ação termina no dia 9 de setembro.

Quem pode receber a vacina?

A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite);  VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).   Segundo o ministério, a partir dos três anos, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.

O ministério espera vacinar cerca de 14,3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Santa Catarina

As campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos foram lançadas na manhã da última sexta-feira (5) em Santa Catarina. De acordo com o governo do Estado, o objetivo das ações é “elevar as coberturas vacinais para proteger crianças e adolescentes de doenças que podem ser prevenidas com a vacinação”.


Fique ligado em tudo o que acontece em Capinzal, Ouro e região! Siga o perfil da Capinzal FM no Instagram.

 

Participe dos GRUPOS DE WHATSAPP da Capinzal FM

Acesse - https://chat.whatsapp.com/LFGT4ehzpxHHgEjUqqYcX7






Créditos: Fonte - Portal ND Mais


Enquete