Saúde

Capinzal promove horário estendido em Unidades de Saúde para emissão de declaração vacinal escolar

  • Jardel Martinazzo
  • 30/10/2025 10:37
13143716806903936e6aee21.01881221.jpg

A Secretaria Municipal de Saúde de Capinzal estará promovendo horários especiais de atendimento para facilitar a emissão da Declaração de Atualização Vacinal, documento essencial para a matrícula e rematrícula escolar em toda a rede pública de ensino.

A medida visa garantir que as crianças e adolescentes mantenham o calendário de vacinação em dia e evitar longas filas e espera nas unidades de saúde.

A enfermeira Tailana Bazzo, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Capinzal, detalhou o cronograma de horários extras para a próxima semana:

03/11 (Segunda-feira): Das 17h30min às 19h30min na Unidade de Saúde Central e na ESF São Cristóvão.

05/11 (Quarta-feira): Das 17h30min às 19h30min na Unidade de Saúde Central.

06/11 (Quinta-feira): Das 17h30min às 19h30min na ESF São Cristóvão.

Os horários estendidos têm como objetivo facilitar o acesso dos pais e responsáveis, funcionando fora do horário comercial.

O documento de atualização vacinal pode ser obtido em cinco unidades de saúde do município:

Unidade de Saúde Central

ESF São Cristóvão

ESF São Luiz

ESF Parizotto

ESF Lindemberg

Para a emissão do documento, é necessário apresentar o documento pessoal da criança/adolescente e a carteira de vacinação. As autoridades de saúde orientam a população a não deixar para a última hora, pois os documentos já estão sendo liberados.

Tailana Bazzo enfatizou que a declaração não é apenas um requisito burocrático, mas uma estratégia de saúde pública.

"Esse documento não é meramente um documento escrito, não é apenas uma burocracia, mas é uma estratégia entre as Secretarias de Saúde e as Secretarias de Educação do estado de Santa Catarina todo, para que as crianças e adolescentes estejam com seu calendário vacinal em dia, com as doses em dia, que fiquem imunizados com as doses adequadas e, consequentemente, a gente eleva a cobertura vacinal. A gente fica com os níveis de cobertura vacinal, de vacinas adequados e a população fica saudável."

A enfermeira confirmou que o município dispõe do calendário completo de vacinas, com as doses todas regularizadas. A única exceção é a vacina da Varicela, que tem estado com doses insuficientes nos últimos dois ou três anos, sendo recebida em menor quantidade que a necessária, o que pode causar falta em alguns períodos.

Enquete