Capinzal realiza neste domingo o 1º Simulado de Gestão de Desastres
- Gabriel Leal
- 17/05/2025 10:23

Foto arquivo 2024
O município de Capinzal realiza neste domingo, 18 de maio, o 1º Simulado de Gestão de Desastres, uma iniciativa da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
O objetivo é preparar as gestões municipais para responder de forma eficiente a possíveis situações catastróficas, garantindo que lideranças e comunidade estejam familiarizadas com as ações necessárias em momentos de crise.
As equipes envolvidas devem se apresentar entre o período das 8h às 9h para a formação do gabinete de crise nas dependências da Prefeitura Municipal. O simulado terá início nesse local, reunindo representantes da Administração Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícias, Secretarias de Infraestrutura, Transportes e Saúde. A partir dessa reunião será definida a ocorrência simulada, que será o cenário de enchentes, para dar sequência às atividades.
Durante o simulado, será implantado um abrigo municipal no Ginásio Municipal Dileto Bertaiolli, enquanto o Centro de Logística funcionará no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, destinado ao recebimento de itens para auxílio comunitário. O setor de Assistência Social também estará atuante em todas as etapas do exercício.
As atividades serão retomadas à tarde, a partir das 13h30, com a previsão de emissão de um decreto de situação de emergência pelo município por volta das 14h. Todo o processo será monitorado pela regional de Joaçaba, que encaminhará os dados para a Secretaria de Proteção e Defesa Civil em Florianópolis. Em diferentes momentos, os envolvidos preencherão formulários e links para registro das ações.
A escolha do domingo para a realização do simulado leva em conta a possibilidade de que algumas lideranças municipais não estejam na cidade nesse dia, o que reforça a importância da preparação de todos. O evento, de caráter exclusivamente simulado, incluirá a realização de rotas de fuga e demais procedimentos essenciais para o atendimento em situações reais de desastre.
A população está convidada a acompanhar as atividades.