Geral

Capinzal registrou 180 alistamentos militares durante o período de inscrições

  • Gabriel Leal
  • 09/07/2024 13:27
2098805869668d659bbb0d09.43876215.jpg

Encerrou no dia 30 de junho o prazo para realização do Alistamento Militar aos jovens que completam 18 anos no ano de 2024.

O processo consiste na inscrição do cidadão do sexo masculino, naturalizado Brasileiro até os cinco anos de idades, nas Forças Armadas Brasileiras. Este cadastramento pode ser executado através da modalidade on-line, bem como, presencial, na Junta Militar de cada município.

Em entrevista a reportagem Capinzal FM, a Secretária da Junta Militar de Capinzal, Dayara Machado de Mello, revela que a cidade registrou cerca de 80 Alistamentos através do formato virtual e outros 100 de maneira presencial.

Ela também explica que após o cidadão possuir a condição de alistado, se faz necessário o pagamento de uma taxa para emissão do certificado de dispensa que pode vir acompanhado de uma cerimônia para juramento à bandeira, ou, apenas a retirada junto ao respectivo setor. Esta definição quanto à etapa final do processo deve ocorrer até o final do mês de julho.

Por fim, Dayara relembra aos jovens que não exerceram o alistamento no prazo estabelecido a necessidade de comparecer até a Junta Militar de Capinzal, munido de documento identificatório, bem como, comprovante de residência para o cumprimento desta obrigatoriedade que estará vinculado a um pagamento de R$ 18,18 em detrimento da sua geração em período excedente ao limite estabelecido.

A não realização do Alistamento Militar implicará na impossibilitação para retirada de outros documentos públicos, como, passaporte, além da perda do direito em cursar faculdade e prestar concurso público, entre outros.

Vale ressaltar que a Junta Militar de Capinzal está situada na Casa do Cidadão, Rua XV de Novembro, com horário de funcionamento das 7h30min às 11h30min e das 13h até 17h.


Enquete