Eleições 2024

Cartório da 37ª ZE de Capinzal realiza ações do projeto Justiça Eleitoral em Movimento

  • Jardel Martinazzo
  • 26/02/2024 05:54
79801820365dc5274264f42.50655460.jpg

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) desenvolve desde outubro do ano passado o Projeto Justiça Eleitoral em Movimento. O objetivo é levar o trabalho dos cartórios para as cidades que não são sedes, atender o eleitor de forma itinerante nos respectivos municípios e evitar as longas filas nos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral.

O Cartório da 37ª Zona Eleitoral, sediado em Capinzal e com abrangência sobre os municípios de Ouro, Zortéa, Piratuba e Ipira está desenvolvendo esse Projeto com o apoio das prefeituras municipais.

Piratuba/Ipira

De acordo com a Chefe de Cartório, Graciela Ramos, a primeira experiência foi desenvolvida em Piratuba, no final do mês de janeiro, com o atendimento de 113 eleitores, e a segunda, no começo de fevereiro, em Ipira, com 139 atendimentos.

Com o auxílio de kits biométricos, os técnicos conseguem, mediante agendamento, confeccionar o primeiro título, efetuar a transferência de domicílio eleitoral para outras cidades ou formalizar a mudança de local de votação dentro do próprio município. 

Zortéa

Nesta semana, os atendimentos serão realizados durante a terça, quarta e quinta, dias 27, 28 e 29 de fevereiro, na Prefeitura Municipal de Zortéa. Os agendamentos estão sendo realizados pelo setor competente da própria Administração.

Ouro

Mesmo com a proximidade com Capinzal, a Justiça Eleitoral em Movimento também estará presente no município de Ouro.

Nos dias 05 e 06 de março, a equipe do Cartório estará na Escola de Educação Básica Frei Crespim, no Distrito de Santa Lúcia, e nos dias 07 e 08 de março, na Escola de Educação Básica Silvio Santos, sobretudo para a confecção do primeiro título.

O prazo derradeiro para o fechamento do cadastro eleitoral é 08 de maio

Novos locais de votação

Em entrevista à Capinzal FM, Graciela Ramos informou que a prioridade é a conclusão do Projeto Justiça Eleitoral em Movimento e que em seguida iniciará o estudo para implantar novos locais de votação em Capinzal.

A intenção inicial, para diminuir o fluxo de eleitores na Escola Silvio Santos, em Ouro, seria a abertura de uma sessão na Escola Municipal Guerino Riquetti, no Bairro Nossa Senhora dos Navegantes. Em Capinzal, a intenção é implantar uma sessão na UNOESC, para atender os novos loteamentos.

O calendário eleitoral de 2024 não está todo definido, mas a eleição para prefeitos, vices e vereadores ocorre no dia 06 de outubro.

 

Enquete