Saúde

Cirurgia de bebê com fechamento precoce da moleira é adiada

  • Gabriel Leal
  • 12/12/2025 08:18
671326187693bfa3aef2c83.32359355.jpg

A cirurgia do pequeno Matteo, morador do Loteamento Colina, em Capinzal e diagnosticado com o fechamento prematuro da fontanela — conhecida como “moleira” — foi adiada para o dia 15 de janeiro. Inicialmente marcada para esta sexta-feira, 12 de dezembro, a operação, que é crucial para o crescimento do cérebro da criança, não pôde ser realizada devido a um problema técnico no equipamento utilizado para o corte craniano no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.

Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, a mãe de Matteo, Emilly Farina, explicou que o equipamento foi encaminhado para reparo e que deve retornar à unidade no início de janeiro. Ela mencionou que a médica responsável pelo caso assegurou a ausência de complicações em razão do adiamento.

A a família iniciou uma campanha para arrecadar os R$ 43 mil necessários para a realização do procedimento e o pós-operatório. Embora a cirurgia esteja disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a longa fila de espera não atendia à urgência de Matteo, o que levou amigos e familiares a se mobilizarem para garantir a cirurgia o mais rápido possível.

A campanha sensibilizou moradores de Capinzal e de toda a região, que contribuíram generosamente até que o valor necessário fosse alcançado nesta semana, ultrapassando a meta e atingindo mais de R$ 43,5 mil.


Enquete