Educação

"Contextos e Urgências da Educação Brasileira" de Regina Shudo marcou o início do 13º SIMPE de Capinzal na noite de ontem

  • Gabriel Leal
  • 17/05/2024 09:26
166379282766474fdf115de5.45273664.jpg

A noite de quinta-feira (16) foi palco da inicialização correlata aos atrativos direcionados a 13ª edição do Simpósio Pedagógico (SIMPE) de Capinzal.

A partir das 19h30min profissionais de 15 municípios da região compareceram ao Centro Educacional Prefeito Celso Farina para expectarem mais um grande evento educacional.

De forma antecessora ao aprofundamento técnico-educativo, os protocolos foram conduzidos pelo nosso colega Marlo Matielo, seguidamente por falas de autoridades locais e uma emocionante homenagem ao povo gaúcho, conduzida pela integrante da organização do evento, Giana Carla Martins, bem como o professor João Luiz de Jesus e o artista Bernardo Martinelli em detrimento das fortes chuvas.

Subsequentemente, Regina Shudo, especialista e consultora educacional subiu ao palco e trouxe inúmeras alusões e condições para se reflexionar a necessidade de se adequar ao “novo mundo” ou ao “mundo moderno” também nas escolas por meio do tema: “Contextos e Urgências da Educação Brasileira”.

Em entrevista a reportagem da Capinzal FM, ela aborda a necessidade de atribuir meios e estruturas que atualizem o ambiente escolar que na maioria dos casos ainda está atrelado ao século passado.

A função social da escola também foi pauta comentada pela mesma.

Por fim, ela detalha as urgências que o setor educacional precisa avaliar, como a valorização do educador e educando fazendo correlação com a alta taxa de evasão escolar brasileira, bem como a atenção voltada ao ensino das crianças e 0 a 6 anos e a diversificação dos temas e disciplinas abordadas se adequando com os principais temas que rodeiam a atual sociedade.

Na manhã desta sexta-feira (17), o ato que visa receber cerca de mil pessoas, iniciou às 8h, o violinista Simão Wolff consolidou a abertura do evento com sonoridades encantadoras atreladas as cordas e estrutura do seu histórico violino.

Subsequentemente, Ana Ruth Starepravo, doutora em educação (USP), fundadora do Numeraliza e escritora promoverá discussões e aprofundamentos a temática, “Aprender a Pensar, a Educação Básica e o Desenvolvimento do Letramento Lógico-Matemático”, além de Silvia Colello, doutora pela faculdade de educação da USP e escritora com palestra acerca da “Alfabetização: o quê, por quê e como”.

Durante a tarde, o coordenador do SIMPE,  diretor do Instituto Infâncias, Doutor em Educação e Escrtior, Israel Gonçalves Boniek impelirá manifestações sobre “Por uma Educação Infantil Potente, Estética, Sensível e Humana”, seguido de Wania Boer, mestre em educação especial, com a “Inclusão Compromisso com o Futuro da Educação”.

O encerramento estará marcado pelo tema “A Construção de Sentidos na Educação: A Leitura para Além dos Livros” com autoria de Cleber Fabiano, doutor em educação, ganhador do prêmio Baobá e Cátedra Unesco de Leitura.

Ouça em detalhes a entrevista concedida por Regina Shudo a reportagem da 102.3.


Enquete