Educação de Capinzal atende mais de 3,4 mil alunos e projeta ampliar vagas em período integral em 2026
- Gabriel Leal
- 20/08/2025 09:33

O Jornal 102 entrevistou, nesta quarta-feira, 20 de agosto, a secretária de Educação de Capinzal, Simone Zapalalio de Oliveira Luz, e a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Charly Marcon, que avaliaram as ações realizadas no primeiro semestre de 2025.
Atualmente, a rede municipal conta com 3.450 estudantes matriculados, desde a Educação Infantil até o 9º ano, atendidos por aproximadamente 608 profissionais em 15 unidades escolares.
Durante a entrevista, elas ressaltaram a importância da presença nos educandários para compreender as demandas. Em relação à infraestrutura, foi destacada a substituição de um reservatório de água na Escola Carlos Jaime, em Lindenberg; o início da construção de um quiosque e de um depósito na Escola Ivo Silveira, em Alto Alegre; a licitação para muros e cercamento no CMEI Verdes Campos; além da construção de refeitório, laboratório e troca do piso na Escola Ernesto Hachmann, no Barro Preto. Também houve menção à elaboração de projetos junto à AMMOC, como a reforma do CMEI Mundo Colorido, em Lindenberg, a instalação de telas de sombreamento em educandários e a revitalização da Escola Municipal Viver e Conhecer, com recursos do Governo do Estado.
Outro ponto abordado foi a ampliação do atendimento em período integral, que atualmente beneficia cerca de 650 estudantes, mas está em constante análise para aumentar o número de vagas em 2026.
No Ensino Infantil, 1.300 crianças são atendidas. Nos CMEIs, são aproximadamente 750 crianças de 0 a 3 anos em sete unidades e 580 crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, distribuídas em nove unidades. As entrevistadas também destacaram as formações promovidas com o Instituto Infâncias, voltadas a professores e diretores, além do trabalho desenvolvido na Educação Especial, que atende cerca de 60 estudantes diagnosticados com TEA, TDAH, TOD, altas habilidades ou superdotação, com o apoio de nove professores no Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Por fim, elas mencionaram o cumprimento de 50% do 1/3 da hora-atividade dos professores fora do ambiente escolar, outras formações já realizadas e as projeções para 2026.
Ouça a entrevista completa: