Educação e prevenção: Proerd forma 67 alunos em Zortéa
- Gabriel Leal
- 15/05/2025 09:00

Fotos: Jorge Luiz Soldi - Capinzal FM
O Ginásio do Grupo Escolar Municipal Horizonte Núcleo I, em Zortéa, foi palco, na noite de quarta-feira, 14 de maio, da solenidade de formatura de 67 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Participaram da cerimônia as turmas 1, 2, 3 e 4 do respectivo educandário.
O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas, promover a cultura da paz e fortalecer valores como respeito, cidadania e responsabilidade.
Durante dez encontros em sala de aula, a cabo PM Carla Vogt, instrutora do programa, conduziu as atividades com os estudantes, abordando temas como habilidades para resistir à pressão de colegas, controle das emoções, importância da tomada de decisões seguras, prevenção à violência, autoestima e valorização da vida. As aulas são baseadas em metodologias interativas que estimulam o diálogo e o pensamento crítico.
Na atuação da 2ª Companhia do 26º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Capinzal e abrangência aos municípios de Ouro, Zortéa, Piratuba, Ipira e Lacerdópolis, os trabalhos do Proerd são divididos em três trimestres, com uma média de 380 alunos atendidos em cada período nos currículos Kids (Educação Infantil) e 5º ano do Ensino Fundamental.
No primeiro trimestre de 2025, as atividade foram desenvolvidas nas escolas de Ouro, Lacerdópolis, Zortéa e em algumas turmas de Capinzal. No segundo trimestre, o programa será estendido às demais instituições de ensino de Capinzal, enquanto no terceiro trimestre, será a vez dos municípios de Piratuba e Ipira receberem o projeto.
Durante a formatura, todos os alunos foram presenteados com o mascote de pelúcia do Proerd, o Leão Daren, símbolo da resistência às drogas. Também foram entregues certificados de conclusão, e os autores das melhores redações de cada turma receberam medalhas e bicicletas, viabilizadas com apoio do Consórcio Machadinho e Agro Pedron.
Confira os alunos premiados pela melhor redação de cada turma:
5º ano 1: Bruno Bergamo
5º ano 2: Lucas Martinelli Terra
5º ano 3: Maria Emanuelle Borges da Silva
5º ano 4: Naomi Prigol Giumbelli
Em entrevista à reportagem da Capinzal FM, o comandante da Polícia Militar, major Vilmar Rosa, destacou a importância da formação preventiva e do envolvimento da família no processo educativo. Ele também compartilhou momentos emocionantes vividos ao longo da carreira e afirmou que eventos como a formatura renovam a motivação para continuar o trabalho com a comunidade.
O major ainda enalteceu a participação dos pais na cerimônia, ressaltando a influência decisiva da família nas escolhas e no futuro das crianças.