Cultura

Eleição do Conselho Municipal de Cultura e escuta pública da PNAB ocorrem nesta terça-feira em Capinzal

  • Gabriel Leal
  • 19/05/2025 09:56
1037988462682b2ae5afb994.38700106.jpg

O Centro Educacional Prefeito Celso Farina sediará, na noite desta terça-feira, 20 de maio, a partir das 18h30min, a eleição dos conselheiros titulares do Conselho Municipal de Cultura para a gestão 2025/2027, além da realização da oitiva sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Em entrevista ao Jornal 102 desta segunda-feira (19), a diretora de Cultura, Vania Schwaizer, explicou que o Conselho foi criado em 18 de novembro de 2021, por meio da Lei nº 3.425, com o objetivo de incentivar o setor cultural e estabelecer uma conexão efetiva entre a Administração Municipal e a sociedade civil.

A composição do Conselho prevê 16 membros titulares, sendo 8 representantes do Poder Público e os demais da comunidade, em alguns casos com indicações das entidades do município. Os interessados em integrar o Conselho devem se inscrever no momento da eleição.

Sobre a PNAB, Vania destacou a importância dos recursos federais para fortalecer os agentes culturais do município. Capinzal deverá receber aproximadamente R$ 180 mil em 2025. A oitiva será conduzida por Roselaine Vinhas, assessora cultural da AMMOC, e será uma oportunidade para identificar os principais segmentos culturais que necessitam de investimentos. O momento também é aberto à participação de todos os agentes culturais — pessoas que atuam em atividades culturais como música, culinária, costura, sapatearia, artesanato, entre outros.

A partir da escuta pública, será elaborado o Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR), que definirá os percentuais de investimento para cada segmento cultural. Do total de R$ 180 mil, uma pequena parte será destinada ao setor público, enquanto a maior parte será investida diretamente nos agentes culturais. Destaca-se ainda que 20% do valor será reservado para iniciativas consideradas “periféricas”, ou seja, promovidas por moradores das comunidades do interior que desenvolvem atividades culturais.

Toda a comunidade está convidada a participar do evento.

Ouça a entrevista completa:

Enquete