Agricultura

Engenheiro Agrônomo da Coolacer faz alerta sobre a cigarrinha

  • Jorge Luiz Soldi
  • 12/08/2022 06:48
195947978562f6224e494c21.69026888.jpg

O sucesso da próxima safra de milho depende de algumas atitudes importantes dos produtores neste período que caracteriza a preparação e manejo dos espaços que receberão a cultura. Em visitas realizadas, o engenheiro agrônomo da Coolacer, Cícero Marcos Vicensi, têm encontrado vestígios da praga Cigarrinha que já provocou perdas significativas na produção de  milho nos últimos anos.

De acordo com Cícero, a praga pode provocar perdas de 70 a 100% da lavoura e o seu período de infestação acontece na fase inicial do milho. “O que mais preocupa é que os sintomas não são observados neste momento, somente na fase reprodutiva, comprometendo toda a produção do grão”, completou.

Conforme a percepção do engenheiro agrônomo da Coolacer, a presença da cigarrinha, até o momento, está sendo encontrada nos milhos remanescentes nos terrenos, também conhecidos como “tigueras”. Cícero destaca que “o manejo ideal prevê a retirada de todos os pés de milho de safras passadas do terreno, aliado com uma combinação de fatores que evita a proliferação da praga”, comentou.

Cícero ainda ressalta que, apesar de ter encontrado a presença da cigarrinha nos milhos, ainda não é possível detectar se os milhos estão relacionados com as três doenças oriundas da infestação da cigarrinha. Elas são: enfezamento pálido, vermelho e o vírus raiado fino. “Entretanto, é necessário redobrar o controle para evitarmos problemas maiores lá na frente”, explicou.

Dicas Importantes para o controle da Cigarrinha:

- Avaliação, rastreio e eliminação dos milhos remanescentes no solo

- Utilização combinada e rotacionada de químicos

- Manejo cultural com a utilização de sementes híbridas mais eficientes

- Usar soluções biológicas

- Promover o fortalecimento nutricional com blends foliares, garantindo uma planta mais preparada

Mais informações e dúvidas podem ser buscadas diretamente com o setor responsável na Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis (Coolacer) por meio do telefone (49) 3552-0137.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Enquete