Escola de Educação Básica Mater Dolorum comemora 73 anos
- Jardel Martinazzo
- 15/09/2022 11:29

Fotos: Douglas Varela - Capinzal FM
A Escola de Educação Básica Mater Dolorum celebra 73 anos de história nesta quinta-feira (15). O educandário conta atualmente com 495 alunos do Ensino Médio Regular e o Novo Ensino Médio, tendo sido escola piloto no estado. Está formando nesse ano a primeira turma do novo formato da educação. Além disso, tem o atendimento educacional especializado, como Polo da regional de educação e possui mais de 50 profissionais.
Marcando a comemoração, está sendo reeditado o Talent Show – Linguagens brasileiras e suas influências. A atividade está sendo coordenada pela professora de Artes, Mafalda Franke, com apoio da Área de Linguagens e conta com apresentações artísticas dos alunos. Iniciaram pela manhã e serão concluídas no período da noite.
No final da manhã, alunos,
professores, direção e demais colaboradores se reuniram para cantar os parabéns. Todos os alunos foram presenteados com um Cupcake.
História
A pequena comunidade de Rio Capinzal, liderada pelo Padre Mathias Michelizza, adquiriu duas mansões de propriedade de José Thomazoni e implantou uma pequena escola pública, o Grupo Escolar Santa Catarina, em 1934. Os primeiros professores ministravam aulas para o Primário e para o curso de formação de professores. Em 1948 a escola foi desativada e freiras da Congregação das Imãs Servas de Maria Reparadoras aqui chegaram para trabalhar e habitaram o velho prédio, pois um novo fora construído.
Em 1949, começa oficialmente a história do estão grupo Escolar Particular Mater Dolorum. O curso ginasial surgiu em 1952, o segundo grau uma década depois. Mais tarde, o novo colégio fora construído de alvenaria, com espaço mais amplo. A Escola, então, depois de outras denominações, passou a chamar-se Colégio Mater Dolorum, quem em latim quer dizer “Mãe das Dores”, a protetora das Irmãs.
Mas manter uma escola particular não era tarefa fácil naquele tempo, e, em 1985, o Governo do Estado de Santa Catarina adquiriu o prédio. Passou, assim, a ser chamado Colégio Estadual Mater Dolorum, até que, em 2000, denominou-se Escola de Educação Básica Mater Dolorum.