Educação

Escola Prefeito Silvio Santos apresentou dois projetos na XIX Feira Regional de Matemática

  • Jardel Martinazzo
  • 03/09/2024 15:08
42174191966d7132da69a62.75043557.jpg

Na XIX Feira Regional de Matemática, a Escola de Educação Básica Prefeito Silvio Santos, de Ouro, apresentou dois importantes projetos durante o evento que ocorreu no dia 23 de agosto em Joaçaba. Embora não tenham conquistado classificação para a Feira Catarinense, ambos os projetos foram muito elogiados, tendo em vista a importância dos temas abordados. 

Um dos projetos, intitulado “Mapeamento de áreas de risco em Ouro: um plano de mitigação de inundações através da abordagem STEAM interdisciplinar”. Representado pelas alunas Natália Lasta e Samanta Andrioni e orientado pelas professoras Edinara Madruga e Souza, do componente curricular de Geografia, e Renatta Fernanda Nora, do componente curricular de Matemática, o projeto visa enfrentar os desafios das inundações na região.

A pesquisa revelou que a região Sul do Brasil tem enfrentado um aumento nas chuvas extremas desde 1950, com um incremento de cerca de 2 mm por década. O aquecimento global, previsto entre 1,5ºC a 4ºC, amplifica o risco de deslizamentos e inundações, afetando áreas como Porto Alegre e o Vale do Itajaí. Essas projeções são corroboradas por dados do IPCC sobre eventos climáticos extremos na América do Sul.

O projeto utilizou metodologias STEAM, resolução de problemas e pensamento computacional para analisar e construir o perfil topográfico da área central de Ouro. Os alunos integraram conhecimentos de geografia, matemática e engenharia para propor um plano de ação para mitigar inundações. Técnicas modernas de coleta de dados, como GPS e software de mapeamento, foram combinadas com métodos tradicionais de cartografia, incluindo cálculos de escala e trigonometria.

Os conceitos matemáticos foram aplicados na interpretação dos dados e na criação de representações gráficas do terreno. Em colaboração com o curso de Engenharia da UNOESC de Joaçaba, os alunos desenvolveram um aplicativo para monitorar as chuvas e o nível do Rio do Peixe, com um sinalizador de enchentes integrado que emitirá alertas quando o nível da água se aproximar da cota de inundação. O projeto ainda prevê a conclusão e o teste do protótipo do sinalizador, que será apresentado à administração municipal para ajudar a prevenir transtornos e tragédias.

Óleos essenciais da extração ao bem-estar

Os alunos das turmas 6° e 8° do ensino fundamental e 2° e 3° do ensino médio participaram do Projeto Interdisciplinar “Óleos Essenciais da Extração ao Bem-Estar”. Ele contou com as disciplinas de Ciências e Biologia e o Componente Curricular Eletivo Pesquisa de Campo e Intervenção local o qual teve como objetivo pesquisar a ansiedade na adolescência e os métodos alternativos para o tratamento como a utilização dos óleos essenciais e a prática da extração de óleo de Capim-limão.

Esses óleos são essências voláteis extraídas de plantas aromáticas e têm uma ampla gama de aplicações, desde aromaterapia até indústria cosmética e farmacêutica. Introduzir os estudantes do ensino fundamental e médio essa prática não apenas desperta interesse nas ciências naturais, mas também promove uma compreensão mais profunda da importância das plantas na nossa vida cotidiana. Este projeto propõe uma experiência prática e investigativa para alunos desses níveis de ensino, visando explorar a extração de óleos essenciais de forma educativa e divertida.


Enquete