OUÇA: Estiagem afeta abastecimento no interior e Capinzal pode decretar estado de emergência
- Jardel Martinazzo
- 06/02/2026 13:27

Foto: Ilustrativa/divulgação
O diretor de Agricultura de Capinzal, Alexsandro Thomaz de Vargas, confirmou nesta sexta-feira (6) à reportagem da Capinzal FM que a estiagem já afeta o abastecimento de água em algumas propriedades rurais do município. Diante do cenário, ele não descarta a possibilidade de decretação de estado de emergência, caso a situação se agrave.
Segundo o diretor, a falta de chuvas vem atingindo também municípios vizinhos e já começa a gerar pedidos de apoio por parte dos produtores rurais. Nos últimos dias, a Secretaria de Agricultura passou a receber solicitações para limpeza de bebedouros e fornecimento de água para os animais.
De acordo com Alexsandro, equipes já estão atuando em comunidades como Alto São Roque, e Capitel Santo Antônio, onde produtores estão sendo atendidos tanto com limpeza de reservatórios quanto com o transporte de água potável para os animais.
Outro ponto destacado foi a situação da comunidade de Lauro Müller, onde a obra de ligação da rede de água está cerca de 95% concluída. O diretor informou ainda que, a partir da próxima quarta-feira, a Secretaria de Agricultura disponibilizará uma retroescavadeira para auxiliar os moradores na execução do encanamento do ponto de água até as residências.
Alexsandro reforçou que os trabalhos seguem em parceria com a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura, com monitoramento constante das condições climáticas. Apesar da previsão de chuva para o fim de semana e início da próxima semana, ele alerta que, caso o volume não seja suficiente, o município poderá adotar medidas mais severas.
“Se a estiagem persistir até meados da próxima semana, não está descartada a decretação de estado de emergência em Capinzal, principalmente pelos impactos no abastecimento de água e na produção agropecuária”, afirmou.



