Geral

Fiéis poderão se despedir do Papa Francisco a partir desta quarta-feira na Basílica de São Pedro

  • Gabriel Leal
  • 22/04/2025 16:37
7014142436807f06b17e976.80277422.jpg

O Vaticano anunciou que o corpo do Papa Francisco será levado nesta quarta-feira, 23 de abril, da capela da Casa de Santa Marta até a Basílica de São Pedro, onde terá início o velório público. A cerimônia permitirá que fiéis de todo o mundo se despeçam do pontífice, que faleceu recentemente.

A visitação será aberta ao público em horários estendidos: das 11h à meia-noite na quarta-feira; das 7h à meia-noite na quinta-feira, 24; e das 7h às 19h na sexta-feira, 25. As longas janelas de acesso visam acomodar o grande número de pessoas esperadas no Vaticano.

A Missa de Exéquias, cerimônia solene que marca o início dos ritos fúnebres, está marcada para o sábado, 26, às 10h, na própria Basílica de São Pedro. A celebração será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, no átrio da basílica.

Após a missa, será realizado o cortejo fúnebre até a Basílica de Santa Maria Maior, destino final do caixão com o corpo de Francisco. O local foi escolhido previamente pelo papa como seu local de descanso.

A celebração do funeral também dá início ao Novendiali, o tradicional período de nove dias de orações e homenagens prestadas ao papa falecido. No encerramento da missa, os fiéis acompanharão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, momentos simbólicos de despedida solene e oração.

Enquete