Gaeco deflagra Operação Bioleak contra venda ilegal de medicamentos abortivos em SC
- Gabriel Leal
- 17/10/2025 10:59

Na manhã desta sexta-feira, 17 de outubro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Bioleak, destinada a combater a venda ilegal de medicamentos abortivos em plataformas digitais.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Joinville, no Norte catarinense, e Balneário Camboriú, no Litoral, autorizados pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville. As ações miraram duas mulheres investigadas, responsáveis pela gestão de sites e anúncios em plataformas de e-commerce, que além da comercialização de medicamentos, ofereciam orientação para a prática de aborto, colocando a saúde de mulheres em risco.
Durante as buscas, os agentes localizaram com uma das investigadas medicamentos proibidos, incluindo hormônios usados para indução de parto. Duas pessoas foram presas em flagrante.
A investigação indicou a existência de diversos sites e anúncios com conteúdo semelhante, confirmando a atuação de uma rede organizada por trás das páginas. Como parte das medidas judiciais, foram determinados o bloqueio dos sites envolvidos e a remoção de anúncios dos mecanismos de busca na internet.
O Gaeco continuará analisando o material apreendido e seguirá com diligências para identificar outros possíveis envolvidos e aprofundar a investigação sobre a extensão da rede criminosa. As apurações tramitam em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas quando houver publicidade dos autos.