Golpes virtuais: empresários de Capinzal e Ouro devem redobrar a vigilância contra fraudes em transferências bancárias
- Gabriel Leal
- 05/11/2024 15:41

Empresários de Capinzal, Ouro e região devem ficar atentos e redobrar a vigilância diante de uma série de tentativas de golpes que estão sendo aplicadas no setor.
Até o momento, diversas tentativas de fraude foram registradas, mas, felizmente, nenhuma transferência bancária via Pix foi efetivada.
O golpe segue um padrão específico: os criminosos adquirem um chip de celular, instalam o aplicativo WhatsApp e usam uma foto do proprietário da empresa como imagem de perfil. A partir daí, passam a se comunicar com o setor financeiro da empresa, se passando pelo dono do negócio.
As mensagens enviadas pelos estelionatários solicitam a realização de transferências para o pagamento de fornecedores ou outras despesas, com instruções para que os valores sejam enviados para contas dos próprios golpistas. Isso resulta em prejuízos para as vítimas, caso a fraude não seja detectada a tempo.
Em um dos casos, a profissional responsável pelo setor financeiro desconfiou que o número de telefone que estava enviando as mensagens não era o oficial do proprietário da empresa. Graças à sua atenção, a transação foi interrompida, impedindo o golpe de ser concretizado.
As autoridades locais reforçam o alerta aos empresários para que adotem precauções, como a verificação rigorosa da identidade dos solicitantes de transferências e o uso de canais de comunicação seguros e oficiais para confirmar qualquer pedido de pagamento.
Créditos: Com informações da Atual FM