Cultura

Grupo de dança Immer Grün comemora 30 anos com grande evento em Filadélfia, Ipira

  • Jardel Martinazzo
  • 28/06/2022 18:12
172520240862bb71e620c9c2.47564588.jpg

O público compareceu em grande número e saiu muito satisfeito da festa de comemoração dos 30 anos de fundação do Grupo de Dança “Immer Grün Volkstanzgruppe Aus Filadélfia”, no interior de Ipira.

O evento ocorreu no domingo, dia 26, na Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Sempre Verde e contou com grupos de Alto Bela Vista, Ipira, Peritiba, Arabutã, Nova Estrela, Concórdia, Seara, Itá, Barra do Tigre e Aratiba (RS).

A programação iniciou às 9h30 com recepção dos participantes e logo depois a abertura com as primeiras apresentações. No final da manhã ocorreu um momento religioso e ao meio dia serviço almoço a base de carne de gado, suíno, frango, arroz, mandioca, pão, cuca, saladas e sobremesa.

Durante a tarde foram retomadas as apresentações e teve ainda uma homenagem aos 30 anos do grupo anfitrião, bem como aos membros da primeira turma e a sua coordenadora.

A atual coordenadora, professora de dança, Enir Janete Zimmer, comemorou o sucesso do evento e aproveitou para agradecer os dançarinos, pais e familiares, diretoria, os grupos presentes, ex-dançarinhos, Vandoir e Lindanir pela cobertura fotográfica e  comunidade em geral que prestigiou.

História do Grupo

Foi criado por um grupo de alunos e professores da Escola Básica Municipal Waldomiro Liessen na comunidade de Linha Filadélfia e teve sua primeira apresentação no dia 11 de junho de 1992. No ano seguinte passou a fazer parte da AGAUV (Associação Germânica do Alto Uruguai e Vale do Rio do Peixe) e da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Sempre Verde desta mesma comunidade, de onde em sua homenagem recebeu o nome de Immer Grün. Nome pelo qual a sociedade era chamada antes da 2ª Guerra Mundial e devido a um Decreto do Governo Federal, foi proibida de usar e falar a língua Alemã.

Seus trajes possuem características da região de Saschen, oficialmente Estado Livre da Saxônia que é um dos 16 estados federados situação no leste da Alemanha. Sua capital é Dresda, de onde vieram os primeiros moradores da comunidade de Filadélfia, após terem passado pelo Rio Grande do Sul.

O tecido dos trajes foi adaptado ao clima da nossa região, já as danças permaneceram com as coreografias originais vindas da Alemanha.

Não participa de shows e concursos de dança, mas sim, de eventos culturais, sendo essas em diversas cidades e estados do Brasil, bem como do tradicional Kerb da comunidade de Filadélfia.

Seu principal objetivo é manter e cultivar as tradições dos antepassados, através dos usos e costumes como as roupas, gastronomia, música e as danças.

O Grupo possui Estatuto próprio e vem mantendo suas despensas através de sua Festa de Integração anual, como também da ajuda de seus dançarinos, pais e colaboradores. Mas conta com auxílio financeiro da prefeitura através de convênios e do Estado por meio de projetos Culturais.

 

 

Fique ligado em tudo o que acontece em Capinzal, Ouro e região! Siga o perfil da Capinzal FM no Instagram.


Participe dos GRUPOS DE WHATSAPP da Capinzal FM

Receba as notícias atualizadas em tempo real

Acesse - https://chat.whatsapp.com/JLCeFavX4dw7yYSqWxsv6O



Enquete