Geral

Há 30 anos, a I Chesterfest colocava Capinzal no mapa do desenvolvimento regional

  • Capinzal FM
  • 04/11/2025 07:44
13206139506909d9ea837d79.71098764.jpg

Neste dia 04 de novembro, Capinzal celebra uma data especial e histórica: os 30 anos da realização da 1ª Chesterfest, evento que marcou época e projetou a cidade e a região no cenário estadual.

 

A primeira edição ocorreu em 1995, na Área de Lazer Dr. Arnaldo Favorito, e foi idealizada pela Prefeitura Municipal de Capinzal, a época administrada pelo saudoso prefeito Hilton Pedro Paggi. A iniciativa contou com o apoio da Perdigão (atual MBRF) e das prefeituras de Ouro, Piratuba, Ipira e Lacerdópolis, administradas respectivamente por Domingos Antonio Boff, Elídio Emílio Riffel, Vilmar Comassetto e Balduino Dall’Oglio.

 

O objetivo da Chesterfest era divulgar as potencialidades econômicas, culturais e gastronômicas da região, além de valorizar o produto Chester, ave nobre produzida com exclusividade, na época, na unidade da Perdigão em Capinzal.

 

A programação da primeira edição reuniu centenas de pessoas e contou com desfile temático, almoço à base de Chester servido pelo Lions Clube, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, exposições, apresentações culturais e show com Gaúcho da Fronteira.


Realizada em mais duas oportunidades — uma novamente na Área de Lazer e outra na SERP —, a Chesterfest é lembrada como o embrião da Expovale Capinzal.  

 

A última edição da Chesterfest foi realizada em fevereiro de 2002. No mesmo ano, no mês de outubro, foi realizada a I Expovale Capinzal.

 

Três décadas depois, a Chesterfest permanece viva na memória da comunidade capinzalense como um símbolo de união, empreendedorismo e valorização da cultura local — um evento que ajudou a construir a identidade econômica e social do município e da região do Vale do Rio do Peixe.

Créditos: Por Marlo Matielo (Capinzal FM)

Enquete