Saúde

Hemosc reforça campanha de doação e anuncia coleta externa em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 14/11/2025 08:20
1208368543691710cd1fe711.12816290.jpg

Com a aproximação do fim de ano, o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) intensifica a mobilização para manter os estoques de sangue em níveis seguros nos hemocentros de todo o estado. O período é considerado crítico, já que o número de doações costuma diminuir devido às viagens e compromissos típicos da época.

A coordenadora técnica do hemocentro de Joaçaba, Ciana Loraschi, explica que a doação é fundamental para garantir o atendimento de pacientes que dependem de transfusões. Ela destaca os desafios enfrentados ao longo do ano e confirma que uma coleta externa será realizada em Capinzal no dia 09 de dezembro, ampliando o acesso dos doadores da região.

"Com a aproximação do final do ano, a gente continua com a nossa preocupação de manter os estoques adequados. A manutenção do O, tanto positivo quanto negativo, este ano foi um desafio bem grande. Vai chegando o final do ano, as pessoas vão começando a sair de férias, querem descansar, querem ir para a praia, mas as pessoas que estão necessitando de doação seguem hospitalizadas, e nada para nesse momento. Então a gente conta com o apoio da sociedade para fazer a manutenção do estoque."

Ciana reforça o pedido por doações, especialmente dos tipos O Positivo e Negativo, e A Positivo. A coleta externa em Capinzal está agendada para o dia 09 de dezembro e o agendamento para a doação, tanto na cidade quanto no Hemocentro de Joaçaba, deve ser feito antecipadamente. Maiores informações serão divulgadas nos próximos dias sobre essa nova ação.

"No dia 9, quem não puder vir até Joaçaba, nós estaremos fazendo uma coleta externa na cidade. Pode entrar em contato com a gente também para fazer o agendamento. O atendimento é com horário marcado."

O agendamento pode ser realizado pelo site hemosc.org.br ou pelo telefone (49) 3527-2219. O horário de atendimento em Joaçaba é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, e na sexta-feira de manhã, das 9h30 às 11h.

Requisitos básicos para doação

Saúde e Descanso: Estar bem de saúde e ter dormido bem, pelo menos de 6 a 7 horas na noite anterior à doação.

Álcool: Não ter feito ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Alimentação: O doador deve vir bem alimentado, ao contrário do que se pensa que é necessário jejum. A refeição deve ser leve, evitando alimentos ricos em gordura.

Peso e Documento: Pesar no mínimo 51 kg (considerando o desconto de 1 kg de vestimenta) e portar documento oficial com foto.

Idade: A faixa etária para doação é de 16 a 69 anos.

Exceções de Idade:

Jovens de 16 e 17 anos devem vir acompanhados do responsável legal. A simples autorização não é suficiente.

Doadores que já têm cadastro no Hemosc podem doar até os 69 anos. No entanto, para a primeira doação, o limite de idade é 60 anos.

A coordenadora também informa que, em caso de dúvidas sobre medicamentos, vacinas ou cirurgias recentes, o Hemosc está à disposição para esclarecimentos por telefone.

Enquete