Saúde

Iniciado atendimento 24 horas na Unidade de Saúde Central de Capinzal

  • Gabriel Leal
  • 01/09/2025 18:19
41836281068b60defcc40c8.43341305.jpg

Fotos: Jorge Luiz Soldi - Capinzal FM

Teve início às 17h01min desta segunda-feira, 1º de setembro, na Unidade de Saúde Central de Capinzal, o serviço de atendimento 24 horas, incluindo finais de semana e feriados. A prestação do serviço está a cargo da empresa Anjos da Vida, vencedora do processo licitatório. O plantão se estende até o início do expediente da equipe municipal no dia seguinte.

A recepção aos profissionais da empresa contratada contou com a presença do prefeito Aguinaldo Paggi, do vice-prefeito Tiago de Oliveira Luz, do secretário da Saúde Rafael Dalavequia, do secretário de Infraestrutura e Transportes Jairo Hofmann, do presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal Kelvis Borges, além de demais parlamentares e servidores municipais.

O serviço será realizado por duas equipes, compostas por quatro técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, um condutor socorrista com ambulância e um médico presencial — este último fornecido pelo município.

Após a meia-noite, o atendimento passará a ser feito por meio de regulação médica. Nesse modelo, a enfermeira-chefe fará contato com o médico, realizará a administração de medicamentos e, com base na triagem, avaliará a gravidade dos casos em parceria com os hospitais de Capinzal e Joaçaba.

Em situações de maior complexidade, que demandem internação, os pacientes serão encaminhados aos hospitais já medicados, estabilizados e com acesso venoso, o que garantirá mais agilidade no atendimento. A unidade estará preparada para atender ocorrências clínicas, traumas e acidentes.

O primeiro atendimento registrado foi de um homem de 51 anos, identificado pelas iniciais M.D., que apresentava sintomas gripais.

O investimento mensal no novo serviço será de R$ 145 mil, valor que contempla as equipes contratadas para os dois turnos, a ambulância e o fornecimento de medicação.

Com 16 anos de atuação no mercado, a Anjos da Vida administra quatro portos em Santa Catarina, o serviço SOS Unimed e outros atendimentos ambulatoriais municipais, incluindo o município de Zortéa. A empresa conta com uma estrutura de 40 ambulâncias e 16 veículos de atendimento pré-hospitalar.

Enquete