Religião

Irmãs da Congregação Servas de Maria Reparadora comemoram 40 e 65 anos de vida religiosa

  • Osmair Schiavini Gomes
  • 07/03/2023 15:09
66962681164077f0557f562.27271027.jpg


No último sábado (04), a Congregação Servas de Maria Reparadora celebrou os 40 anos de vida religiosa da Irmã Adelaide Frigo e os 65 anos da Irmã Maria Attilia Dambros. A celebração em Ação de Graças ocorreu na igreja matriz de Capinzal, às 19h, e foi presidida pelo pároco Frei Justino Stolf e concelebrada pelos diáconos.

O evento foi marcado por momentos emocionantes, homenagens e agradecimentos às Irmãs pela dedicação e serviço prestados à comunidade. Após a cerimônia religiosa, os presentes participaram de um coquetel na escola da fé, que contou com a presença de familiares, amigos e membros da congregação.

Irmã Maria Attilia Dambroz:

Irmã Maria Attilia Dambroz nasceu em 17 de maio de 1929, na comunidade de Engenho Velho em Capinzal. Iniciou o aspirantado em 08 de dezembro de 1956 no Colégio Mater Dulorum e fez os seus primeiros votos em 23 de janeiro de 1959. Toda a sua formação religiosa no Rio de Janeiro.

Lugares onde morou e se dedicou a missão:

Colégio Nossa Senhora do Rosário - Campo Grande

Comunidade Maria Mãe de Deus de Engenho de Dentro

Sanatório Santa Juliana, Meier – todas no Rio de Janeiro

Acre ficando por 13 anos

Cortona - Itália

Comunidade Nossa Senhora da Libertação em Belo Horizonte

Voltando para Capinzal em 2015 até o presente momento.

Irmã Maria Attília em seu relato nos diz: que” continua feliz, com 94 anos de idade e 65 anos de Vida Religiosa Consagrada nesta Família das Irmãs Servas de Maria Reparadoras e diz que se fosse para recomeçar, ela faria tudo de novo e com mais vigor, com o coração ardente e pés sempre a caminho para tudo Amar, Servir e Reparar do jeito da nossa Madre fundadora Elisa Andreoli”.

Irmã Adelaide Frigo

Irmã Maria Adelaide Frigo nasceu em 10 de maio de 1959, na comunidade de Serra Alta Município de Ouro- SC, Filha de Romano Frigo e Nair Teresa Frigo. Segunda filha de nove irmãos. Cresceu em uma família muito religiosa a qual foi despertando a sua vocação religiosa.

Iniciou o aspirantado em 19 de agosto de 1978 no Colégio Mater Dulorum. Seis meses depois mudou se para o Rio de Janeiro e lá fez toda a formação e ficando por 28 anos.

Lugares onde morou e se dedicou a missão:

Campo Grande - Rio de Janeiro, Sanatório Santa Juliana, Meier

Colégio Nossa Senhora do Rosário Campo Grande

Comunidade Betânia Campo Grande Centro de Espiritualidade Campo Grande

Comunidade Maria Mãe de Deus de Engenho de Dentro

Comunidade Nossa Senhora do Silêncio na Tijuca todas no Rio de Janeiro.

De 2006 a 2011 morou Monte Velino Roma, Cortona Itália

Voltando ao Brasil, foi transferida em 22 de novembro de 2011 para a Comunidade Nossa Senhora das Dores de Capinzal Santa Catarina.  Foi por 9 anos Priora da comunidade das Irmãs e Diretora Administrativa do Hospital Nossa Senhora das Dores, até a presente data.

Irmã Adelaide em seu depoimento nos diz: ”que tem plena certeza que a Graça de Deus sempre a acompanhou”, pois, “Não foste vós que me escolheste, mas fui eu que vos escolhi” (Jo, 15,16), disse Jesus.

Tem plena confiança, “que Deus a confiou muitas missões difíceis, que para ela parecia impossível, mas com a graça Deus e Jesus, enviando o seu Espirito Santo e a companhia da Mãe Maria, sempre procurou fazer o seu melhor”.

Relendo a sua história vocacional, refletindo os seus 40 anos de vida Religiosa Consagrada e 45 anos na Congregação das Servas de Maria Reparadoras, percebeu que nada foi fácil na sua vida religiosa, estudos e missões. “Mas, como foi Ele que a escolheu, a conduziu e conduzirá para os dias futuros e com a sua graça deseja ser fiel até o fim dos seus dias”.

Que a exemplo de Maria a Mulher fiel que soube dizer Sim aos planos de Deus, que ela possa responder o seu Sim a cada dia. “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua vontade” (Lc 1,38).

O que mais tem a dizer é “Gratidão, gratidão, gratidão a Deus, a Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras e por todas as pessoas que estiveram com ela nessa caminhada e por tudo o que ela é como pessoa, Amém”.

Créditos: Fonte PASCOM Paroquia São Paulo Apostolo


Enquete