Jornalista lança livro sobre a história e cultura do município de Ouro
- Jorge Luiz Soldi
- 23/04/2022 10:32

No mês em que se celebra os 59 anos de emancipação do município de Ouro, no Meio-Oeste de Santa Catarina, o jornalista Matheus Nunes Faccin lançou o livro "Narradores de Ouro - Uma cidade viva na memória". A obra, editada pela Construtores de Memórias, foi apresentada aos moradores da cidade no dia 22 de abril, em evento no Salão Comunitário do Bairro Parque Jardim Ouro, com presença de personagens retratados no trabalho, autoridades municipais, estaduais, além de apoiadores do projeto.
"Para mim é uma satisfação poder compartilhar para pessoas que amam esse chão algumas das histórias que tive o privilégio de coletar ao longo dos últimos dois anos. Espero que seja abraçado como um livro de todos os ourenses", disse o repórter.
De narrativa acessível, escrito em estilo literário, centrada em existências representativas da cidade, "Narradores de Ouro - Uma cidade viva na memória" reconstrói e eterniza eventos do passado, ao mesmo tempo em que serve como retrato contemporâneo do que significa ser ourense. Revela fatos e razões que estão por trás do desenvolvimento do município e da formação identitária de seu povo. A neve de 1965, a enchente do Rio do Peixe, em 1983, as origens da devoção ao Frei Crispim, as heranças culturais dos imigrantes italianos e alemães, as construções que marcaram época, as relações comerciais e comunitárias estabelecidas para darem sustentação ao trabalho no campo e fortalecerem os laços entorno da religião católica. Esses e outros assuntos, próprios da história da cidade, são contemplados pela obra a partir do depoimento dos chamados Narradores de Ouro.
"Há muito trabalho em cada propriedade por essas linhas do município, mas também muita cultura. Cada existência é significativa para entender o passado, o presente e o que virá pela frente. O livro vem para propor uma reflexão sobre esses aspectos", comenta Faccin.
Pessoas que abriram suas casas, falaram de suas famílias, citaram nomes e sobrenomes, mostraram seu modo de vida e compartilharam lembranças até então restritas à oralidade dos causos antigos e que corriam o risco de serem esquecidas.
Há espaço para personalidades, ex-políticos, colonos, instituições e eventos da história, vistos pelo olhar e memória de pessoas simples, que despertam ao cantar do galo, dedicam-se ao cultivo da lavoura, tratam dos animais, compram, vendem mercadorias e rezam quando podem pela bênção dos padroeiros e santos.
A partir desse ponto de vista aparentemente particular, Matheus Nunes Faccin se coloca na história como um dos personagens, no papel do curioso morador que quer descobrir mais sobre o lugar onde vive.
O texto faz menção ao clima, reproduz sotaques dos personagens e descreve com detalhes os locais dos encontros, além das expressões, trejeitos e ações dos entrevistados.
Isolados, os relatos não passariam de lembranças individuais. Tramadas no livro com contextos históricos, geográficos, sociais e econômicos têm o potencial de transformar a forma como a cidade se relaciona com sua memória, seus personagens e tradições.
Lançado no contexto do aniversário da cidade, o livro tem o potencial de servir de legado para que futuras gerações possam valorizar e reconhecer a saga dos antepassados que construíram uma comunidade com o melhor de si. Desbravadores de uma terra de provas e desafios, com status de protagonistas e dignos de registro. Para adquirir seu exemplar, com 148 páginas, ao valor de R$ 30,00, entre em contato pelo telefone ou whatsapp (49) 98862-6732 – Matheus ou também pelas redes sociais: https://www.facebook.com/ouronamemoria https://www.instagram.com/ouronamemoria/
"Narradores de Ouro - Uma cidade viva na memória" tem como patrocinadores: Sulcredi
Nutriouro
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro
Coopernostra
Sicoob
Sicredi
Além do apoio:
Prefeitura de Ouro
Câmara de Vereadores de Ouro
Ourograf
Rádio Massa FM
Capinzal FM e Jornal A Semana
Jornal O Tempo
Rádio Cidade 104.9
Sobre o autor Matheus Nunes Faccin tem os predicados de um típico filho da terra que busca retribuir com histórias bem contadas toda a sorte de eventos que vivenciou e ouviu sobre o município de Ouro, pano de fundo para seu crescer pessoal, de suas relações mais caras e de lembranças afetivas que agora podem figurar no papel.
Filho de Vitor João Faccin e Scylla Conte Nunes Faccin, frequentou escolas municipais e do município vizinho, Capinzal. Concluiu o ensino médio na E.E.B Mater Dolorum.
Formado em Jornalismo na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em 2019, foi reconhecido com a merecida nota máxima em dezembro do mesmo ano, com o livro Narradores de Ouro – Uma cidade viva na memória, título que sintetiza o vínculo do jornalista com seu berço.
Diante da importância das pequenas cenas narradas pelos moradores de Ouro, sempre grandes para quem as vive, Matheus arregaçou as mangas, aos seus 24 anos, para transformá-las em um projeto ainda maior, abraçado por cidadãos e empresas pertencentes a Ouro.
O autor visitou cidades vizinhas, além de escolas, capelas, associações, bairros e a maior parte das comunidades do interior (linhas) do município do meio oeste catarinense retratado na obra. Em cada porta que se abriu, além dos comes e bebes, foi servido de histórias extraordinárias que ajudam a tecer, com filigranas de ouro, as narrativas desse lugar, que também é seu, salvando-as do esquecimento.
Sobre a Construtores de Memórias Agência de narrativas, sediada em Florianópolis-SC, especializada na produção de livros biográficos e institucionais. Saiba mais em https://www.instagram.com/construtoresdememorias/.