Legislativo capinzalense homenageia policiais e bombeiros com a honraria "Destaque do Ano"
- Capinzal FM
- 30/05/2024 06:30

A Câmara de Vereadores de Capinzal realizou na noite desta quarta-feira, dia 29, Sessão Solene em homenagem aos policiais e bombeiros que se destacaram em suas respectivas funções durante o exercício 2023.
A honraria, denominada de "Destaque do Ano", foi criada em 2019 por meio de um projeto de lei do ex-vereador Kelvis Borges e do atual vereador Rafael Tonial e reconhece os profissionais que se empenharam em manter a segurança e o bem-estar da população.
A cerimônia, presidida pelo vereador Jairo Hoffmann, contou com a presença dos demais parlamentares, do prefeito de Ouro, Claudir Duarte, do Major Vilmar Rosa, Comandante da Polícia Militar, do Delegado Deyvid Tranche Lima, representante da Polícia Civil, do Sargento Wilfred Muhlbrandt, representante do Corpo de Bombeiros e demais autoridades. O ato contou ainda com representantes das entidades, familiares e amigos dos homenageados.
O Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Capinzal foram interpretados pela Maestrina Carmen Baseggio e pelo Sexto da Banda Municipal de Capinzal.
Os homenageados foram escolhidos pelos comandos das respectivas instituições.
Homenageados
Foram condecorados como Destaques do Ano: o 2º Sargento Livino Carlos Rodrigues de Oliveira (Polícia Militar); o policial civil Antonio Vicente Hachmann Gramazio (homenagem póstuma); Sargento Francis Davi Faccin (Corpo de Bombeiros) e o Bombeiro Comunitário Maico Júnior Amalcabúrio.
LIVINO CARLOS RODRIGUES DE OLIVEIRA
Nasceu em 27 de outubro 1976, na cidade de Palmas (PR), filho de Dinarte Rodrigues de Olivera e Narzira Linhares Machado. Casado com Lucimari Collet Rodrigues de Oliveira e pai de Lediane Rodrigues de Oliveira e do Lucas Rodrigues de Oliveira.
Livino incluiu na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina em 26 de agosto 1997. Em 01 de julho de 2006 foi promovido a Soldado de 1ª Classe. Em 11 de agosto de 2014 foi promovido a Cabo e em 31 de janeiro de 2018 foi promovido a 3º Sargento. Atualmente, e desde 31 de janeiro de 2023, Livino ocupa a graduação de 2º Sargento da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.
Ao longo de sua carreira, recebeu diversos elogios por bons serviços prestados à comunidade, em ocorrências que culminaram com a prisão em flagrante de meliantes, apreensão de armas, drogas, rápida resposta e recuperação de objetos de furto e roubo, bem como seu excelente entrosamento com a sociedade no atendimento ao público e à Central de Ocorrências.
Mesmo na iminência de ingressar na Reserva Remunerada, continua demonstrando comprometimento, profissionalismo e dedicação na missão Policial Militar, cumprindo com maestria todas as missões que lhe são designadas. Possuidor de um espírito altruísta, não mede esforços ao bom atendimento e execução de suas tarefas, cumprindo-as com esmero e dedicação.
ANTONIO VICENTE HACHMANN GRAMAZIO
Nasceu em 25 de junho 1952, na cidade de Capinzal, filho de Vitório Vicente Gramazio Pereira Lima e Herta Hachmann Gramazio (falecidos).
Era casado com Marli Ema Isganzella, pai de Carina Affonso Hachmann Gramazio (falecida), Viviane Isganzella Gramazio, Cleber Antonio Isganzella Gramazio e Pablo Vitório Isganzella Gramazio, avô de Antonela Gramazio Bezerra.
Faleceu em 08 de setembro de 2023, na cidade de Capinzal.
Antonio era Agente de Polícia Civil e ingressou na carreira em 1º de agosto de 1985 e nela permaneceu até falecer. Atuou na Delegacia de Polícia da Comarca de Capinzal, local onde foi sua última lotação.
Ao longo da carreira foi responsável pelo expediente das Delegacias do Município de Ouro e Zortéa e também pela Delegacia da Comarca de Capinzal. Além disso foi Supervisor do Ciretran de Capinzal. Desempenhou diversas funções ao longo dos 38 anos de carreira.
Era um apaixonado pela profissão, exercia sua função com lhe procurava. Contribuiu com a resolução de inúmeras investigações ao longo da carreira, as quais resultaram em diversas prisões, apreensões e recuperações de bens, auxiliando de forma exemplar na manutenção da segurança pública e da aplicação da lei penal na Comarca de Capinzal.
Era admirado e querido por todos os colegas, os quais possuíam um imenso respeito por ele e por sua história dentro da instituição. O policial foi representado pela filha Viviane e pelos demais familiares.
SARGENTO FRANCIS DAVI FACCIN
Nasceu em 26 de agosto de 1983, em Capinzal, filho de Celso Facin e Vera Lúcia Marinoski Facin, casado com Juciana Gaideczka Facin, pai de Davi Facin.
Incluiu no Corpo de Bombeiros Militar de SC em 22 de abril de 2004.
O militar em questão atuou em diversas áreas dentro do Corpo de Bombeiros, como no setor de compras, como chefe de socorro nos atendimentos de emergência e atualmente no serviço de segurança contra incêndio.
É um profissional dedicado e proativo, sendo um exemplo para seus pares.
BOMBEIRO COMUNITÁRIO AMALCABURIO
Nasceu em 22 de outubro de 1989, em Joaçaba, filho de Mário Amalcaburio e Cleudes Recalcatti Amalcaburio, incluído no Programa Bombeiro Comunitário em 15 de dezembro de 2022.
O Bombeiro Comunitário em questão se destacou no curso de formação, ficando em primeiro colocado geral.
No ano de 2023 demonstrou um excelente trabalho junto a comunidade, sempre prestativo e atencioso as demandas internas do quartel bem como de toda a população atendida nas emergências.
Recebemos diversos elogios do bombeiro comunitário homenageado, visto que mesmo não estando de serviço ajudou em ocorrências complexas, diante disso é digno de elogio e um exemplo para todos os Bombeiros Comunitários
A Sessão Solene foi marcada por discursos, homenagens e agradecimentos.