Ouça: Francisco Sutil (PP) detalha as motivações para ingressar na política e projeta trabalho no Legislativo de Capinzal
- Gabriel Leal
- 24/10/2024 11:31

Uma bicicleta com uma bandeira do Brasil, caixas térmicas repletas de alfaces, humildade e muito trabalho: isto é o que define Francisco Sutil, vereador eleito de Capinzal para a legislatura 2025/2028, pelo Partido Progressistas (PP), com 580 votos.
Sutil participou, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de outubro, do Jornal 102. Natural de Campos Novos, aos 59 anos, Francisco relembrou que residiu em Monte Carlo com seu pai, colaborador de uma serraria, assim como grande parte da família. Posteriormente, mudou-se para Joaçaba e, por fim, através de uma oportunidade de trabalho na Perdigão, atual BRF S.A., iniciou sua jornada em terras capinzalenses com apenas 16 anos.
Após 17 anos de trabalhos prestados na Perdigão, Sutil migrou para a empresa Construtora Camargo Corrêa, referência no país e exterior, especialmente através do segmento de energia. Francisco atuou nas barragens de importantes usinas hidrelétricas, inicialmente na região Sul e, posteriormente, foi transferido ao estado de Rondônia, em Porto Velho, seguido da capital da Bahia, Salvador, local em que se aposentou.
Enquanto ainda atuava em terras baianas, ele recebeu a informação do falecimento de seus dois sobrinhos, decorrentes de um atropelamento no Acesso Cidade Alto (Serra), no ano de 2014, em Capinzal. Diante disso, Sutil revela que obteve motivações para buscar auxiliar os familiares acerca do fato e também a comunidade em geral, por meio de ações que resultassem em melhores condições no trânsito, educação, saúde, entre outros.
Após receber o convite para integrar o PP de Capinzal, Francisco deu início à sua jornada política. Na legislatura 2021/2024, ele conquistou 406 votos, permanecendo com a suplência da Câmara de Vereadores, o que resultou na atuação no primeiro ano do período, especialmente no mês de novembro.
Ele também revelou que percorreu todas as comunidades e loteamentos de Capinzal, na grande maioria, em sua bicicleta.
Por fim, o futuro parlamentar projetou os próximos quatro anos na Câmara de Vereadores e agradeceu a todos pela concretização desta oportunidade: confira a entrevista ao vivo concedida por ele.