Presidente Castello Branco celebra 62 anos com programação especial nesta quarta-feira
- Jardel Martinazzo
- 04/02/2026 09:33

O município de Presidente Castello Branco comemora nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, seus 62 anos de Emancipação Político-Administrativa, com uma programação especial preparada pela prefeitura Municipal.
As atividades iniciam às 10 horas, com a celebração de uma missa na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, marcando o momento de fé e agradecimento pela trajetória do município. Ao meio-dia, será servido almoço no Centro Comunitário Sadi José Pissaia, reunindo moradores, autoridades e visitantes.
No período da tarde, às 13h30, acontecem os pronunciamentos oficiais, seguidos pelo tradicional corte do bolo comemorativo, simbolizando mais um ano de história, trabalho e desenvolvimento. Encerrando a programação, às 14 horas, o público poderá prestigiar uma matinê animado pela Banda Energia Nova.
A Administração Municipal reforça o convite para que toda a população participe das celebrações, destacando a importância da data para relembrar conquistas e fortalecer o sentimento de pertencimento e união da comunidade castelense.
Presidente Castello Branco
O Município de Presidente Castello Branco localiza-se no Meio-Oeste catarinense, foi emancipado em 11 de novembro de 1963 e instalado em 04 de fevereiro de 1964, data em que é comemorado seu aniversário de emancipação político-administrativa.
A origem do município está no povoado de Dois Irmãos fundado em meadas de 1935, com a chegada dos imigrantes italianos vindos do vizinho Estado do Rio Grande do Sul, André e Pedro Sampietro, cuja denominação do povoado é resultante de homenagem a eles prestada.
Com a denominação de Dois Irmãos, a região que hoje compõe o Município de Presidente Castello Branco fez parte, a princípio, de dois municípios, ou seja parte de seu território pertencia ao Município de Cruzeiro ( atual Joaçaba), e, parte dele ao Município de Campos Novos.
Ocorrida a emancipação do Município de Concórdia no ano de 1934, Dois Irmãos (área até então sob a jurisdição de Cruzeiro) foi a ele anexado, desagradando a liderança político-administrativa do Município de Cruzeiro, o qual passou a lutar pela posse da área (sua por direito).
Assim sendo, no ano de 1943, Dois Irmãos retorna a pertencer à jurisdição do Município de Cruzeiro através do decreto Lei n.º 941, sendo mais tarde administrado pelo distrito de Jaborá.
Entretanto, mediante a criação do Município de Capinzal em 30 de dezembro de 1948, através da Lei n.º 247, com área desmembrada dos Município de Cruzeiro e Campos Novos, o povoado de Dois Irmãos foi a ele anexado.
Em 29 de setembro de 1952, o povoado de Dois Irmãos é elevado à categoria de Distrito, onde, desde então o sonho em conquistar e constituir sua própria sede administrativa passou a fazer parte do dia a dia de sua população.
De conformidade com a Lei Municipal n.º 10/62, da Câmara Municipal de Vereadores de Capinzal, que cria o Município de Ouro, e da Lei Estadual n.º 870/63, aprovando a respectiva criação, Dois Irmãos passa a integrar o território do Município de Ouro.
Em 11 de novembro de 1963, Dois Irmãos conquista seu tão esperado sonho: É elevado à categoria de Município através da Lei Estadual n.º 931, porém sua instalação ocorre somente em 04 de fevereiro de 1964, data em comemora-se o aniversário de emancipação político-administrativa do Município.
No ano de 1965, através da Lei estadual n.º 1037, de 29 de dezembro de 1965, o Município de Dois Irmãos passa a ter nova denominação: Município de Presidente Castello Branco.



