Educação

Primeiros passos para o futuro: 250 alunos de Capinzal concluem iniciação profissional do SESI/SENAI

  • Jardel Martinazzo
  • 11/12/2025 08:19
2027751167693a94e266b939.08532657.jpg

Fotos: Capinzal FM

A manhã de quarta-feira (10) foi de celebração e incentivo ao futuro profissional dos jovens de Capinzal. No auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer, 250 estudantes dos oitavos e nonos anos da rede municipal participaram da cerimônia de formatura dos cursos de iniciação profissional oferecidos em parceria com o SESI/SENAI.

Conforme a gerente regional do SESI/SENAI, Marla Custódio, o programa tem como propósito despertar o interesse dos estudantes para diferentes áreas profissionais, aproximando-os do universo industrial e empreendedor. Os cursos também contemplam o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Os alunos tiveram contato com conteúdos de automação, mecânica, elétrica, empreendedorismo e qualidade de vida, recebendo uma base inicial capaz de orientar a escolha da futura profissão. Além do olhar para o mercado de trabalho, a formação reforça o aprendizado escolar em disciplinas como física, química e matemática.

“O principal objetivo da iniciação profissional é abrir possibilidades de carreiras. Esses jovens que estão indo para o ensino médio começam a ter contato com o mercado de trabalho e podem identificar desde cedo aquilo que gostam, ou mesmo o que não faz parte dos seus interesses”, destacou Marla.

A secretária municipal de Educação, Simone de Oliveira Luz, explicou que o programa envolveu 11 turmas das escolas Viver e Conhecer, Dr. Vilson Pedro Kleinubing e Ivo Silveira. Os alunos dos nonos anos tiveram uma carga horária de 90 horas, divididas em três módulos ao longo do ano. Já os estudantes dos oitavos anos participaram de módulos de 15 horas, com foco em física aplicada à eletricidade.

Simone também lembrou que ao longo do ano, os alunos do 8º ano integral da Escola Ivo Silveira (escola do campo), no Distrito de Alto Alegre, participaram de um curso de culinária criativa, com 90 horas de duração. “Para nós é uma satisfação oportunizar esse diferencial, onde os estudantes puderam vivenciar conteúdos, técnicas e práticas que ampliam suas perspectivas”, afirmou. Ela reforçou que a intenção é manter a iniciação profissional no currículo do 9º ano, com frequência e nota atribuídas pelo SESI/SENAI.

Marla ainda destacou que, nesta semana, ocorrem as formaturas dos jovens que concluíram os cursos de aprendizagem industrial, realizados em parceria com empresas do município, como GRATT, BRF e FAST. As solenidades ocorrem nesta quinta (11) e sexta (12).


Enquete