Geral

Receita Federal aguarda mais de 2,8 mil declarações do ITR em Capinzal e Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 14/08/2025 07:49
327586629689dbfa09d53f3.86166747.jpg

A Receita Federal espera receber pouco mais de 2.800 declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2025 nos municípios de Capinzal e Ouro — sendo 1.465 de Capinzal e 1.400 de Ouro. O prazo de entrega começou na segunda-feira, 11 de agosto, e segue até 30 de setembro.

A declaração é obrigatória para pessoas físicas ou jurídicas (exceto imunes ou isentas) que possuam, a qualquer título, imóvel rural, bem como para quem perdeu a posse ou a propriedade entre 1º de janeiro e a data de entrega do documento. Por meio dela, são prestadas as informações necessárias para o cálculo do tributo devido pelos proprietários de terras no país.

Neste ano, a principal novidade é a possibilidade de enviar o documento online, pelo Portal de Serviços da Receita Federal. O contribuinte deve acessar o serviço “Minhas Declarações do ITR”, na aba “Imóveis”.

O imposto pode ser pago em até quatro parcelas mensais sucessivas, desde que cada quota seja de, no mínimo, R$ 50. Valores abaixo de R$ 100 devem ser quitados em quota única. O pagamento pode ser feito por transferência bancária, Documento de Arrecadação (Darf) nos bancos autorizados ou via Pix com QR Code gerado no momento da declaração.

A quota única ou a primeira parcela vence em 30 de setembro, último dia para entrega do DITR. As demais vencem no último dia útil de cada mês, acrescidas de juros pela taxa Selic acumulada a partir de outubro, mais 1% no mês do pagamento.

Para os produtores sem acesso à internet ou que precisem de orientação, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal oferece atendimento, conforme informou a presidente da entidade, Nair Basei.


Enquete