Segurança

Reunião do CONSEG marca o início de implantação da Rede de Vizinhos no Loteamento Universitário

  • Jardel Martinazzo
  • 31/10/2025 08:26
14983114946904a68d893b14.32666036.jpg

A segurança e a união comunitária ganharam um importante reforço na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, no Loteamento Universitário. Uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) marcou a etapa de início para implantação da Rede de Vizinhos, um projeto que visa a troca rápida de informações e alertas de segurança entre os moradores.

O presidente do CONSEG, Elizeu Xavier Correa, destacou a importância do projeto para o município e seus bairros. A Rede de Vizinhos baseia-se na criação de um grupo de comunicação (geralmente via WhatsApp), onde a comunidade pode notificar sobre dúvidas ou a presença de pessoas suspeitas.

Correa ressaltou ainda que a rede serve para apresentar novos moradores e é um apoio vital para as polícias e bombeiros, auxiliando na segurança diante da baixa quantidade de policiais.

O engajamento da comunidade do Loteamento Universitário foi um ponto alto da noite. Leomar Vila, um dos moradores, celebrou a iniciativa, classificando-a como "muito importante" para o Loteamento.

"Só tem a agregar e, com certeza, vai ser muito bom aqui para o Loteamento", afirmou Vila que enalteceu a união da comunidade.

Mais de dez pessoas que não puderam comparecer à reunião colocaram o nome para integrar o grupo. O morador acredita que o Loteamento está "bem engajado" e que o objetivo é que nenhuma família fique de fora da Rede de Vizinhos.

Durante o encontro, foram distribuídas fichas de inscrição, iniciando a fase de adesão formal. O cronograma para a concretização da rede segue em andamento.

Os moradores devem preencher as fichas entregues. Leomar Vila informou que as fichas estão disponíveis na Sorveteria do Vila, e quanto antes forem preenchidas, mais rápido o grupo será formado.

As fichas serão recolhidas e levadas ao comando da Polícia Militar que realizará uma avaliação para determinar a aptidão dos inscritos para participar do grupo.

Elizeu estima que em cerca de 40 dias a Rede de Vizinhos estará montada, com a entrega das placas e funcionando.

Correa informou que outras comunidades interessadas em implantar a Rede de Vizinhos podem entrar em contato com ele, com a própria Rádio ou com a Polícia.

A próxima reunião para implantação da Rede de Vizinhos já tem local previsto: o Loteamento São Luiz deverá sediar o encontro no próximo mês.

Enquete