Educação

SENAI entrega jogos educativos e inclusivos à AMA de Capinzal

  • Gabriel Leal
  • 30/11/2023 14:53
21124649486568cca31e1383.92185176.jpg

A unidade do Senai em Capinzal promoveu nos dias 25 e 26 de outubro mais uma edição do projeto Mundo Senai. Os alunos do curso de Assistente Administrativo apresentaram um projeto inovador de inclusão e educação social voltado para pessoas com autismo. Consiste em um jogo de tabuleiro com peças texturizadas, destinado a desenvolver a sensibilidade dos participantes.

Nesta manhã de quinta-feira (30), o projeto foi entregue à Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Capinzal (AMA) na presença da diretora da instituição, Patrícia Neis, do Supervisor de Educação do Senai Capinzal, Gabriel Pires, do Coordenador Pedagógico e de Qualidade do Senai, Otávio José Viganó, da educadora Nilza Bergamo e dos alunos.

Luiz Felipe de Melo, aluno do curso de Assistente Administrativo, explicou que o projeto teve início em agosto, com o objetivo de promover a inclusão no processo educacional para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), alinhado ao tema do curso. Junto com seus colegas, criaram a empresa "Game Joy", focada em jogos para crianças com essa especialidade, desenvolvendo tabuleiros com texturas e cores diversas.

Gabriel Pires, Supervisor de Educação do SENAI, mencionou que o projeto surgiu a partir de uma conversa com a AMA. Foi elaborado um jogo para desenvolver habilidades em crianças autistas. Ele expressou sua satisfação na entrega dos 6 kits do jogo e agradeceu a todos pelo empenho no processo de construção. Destacou também o apoio da empresa Spazio Móveis Sob Medida, que forneceu os tabuleiros sem custo. Gabriel confirmou a continuidade do projeto no próximo ano, com foco na aplicação da tecnologia como eixo principal do desenvolvimento.

Patrícia Neis, diretora da AMA, expressou sua gratidão aos alunos e profissionais do SENAI, ressaltando o engajamento de todos no trabalho, evidenciando a capacidade de intervir na melhoria da qualidade de vida das crianças com autismo.

Ela também mencionou que atualmente a AMA atende 84 pessoas, incluindo crianças, adolescentes e adultos, e projetou um aumento para 95 em 2024.



Enquete