Travessia de balsa entre Zortéa e Machadinho está temporariamente suspensa
- Jardel Martinazzo
- 11/09/2025 12:42

Foto: Arquivo 2023
A balsa responsável pela travessia do rio entre a comunidade de Volta Grande, no interior de Zortéa (SC), e o município de Machadinho (RS) está temporariamente fora de operação. A paralisação ocorreu após uma inspeção realizada por representantes da Marinha do Brasil, que identificaram pendências na documentação do serviço.
A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (11) pelo vice-prefeito de Zortéa, Alessandro Moro, em entrevista à reportagem da Capinzal FM. Segundo ele, ainda não há previsão para o retorno das atividades da embarcação.
“A gente já está organizando essa documentação que eles exigiram e, em breve, vamos colocar a balsa em atividade novamente. Não temos um prazo certo para a retomada da travessia, mas o processo de regulamentação já está em andamento. Fazia algum tempo que não surgiam problemas, mas é preciso estar sempre atento a algumas irregularidades que ocorrem com a documentação”, destacou Moro.
Durante o período de paralisação, moradores e usuários da travessia estão recorrendo a rotas alternativas, como a balsa da Praia Bonita, na comunidade de Barro Branco, ou ainda utilizando a BR-470, a ponte de Barracão e a ponte sobre a Usina Hidrelétrica de Machadinho, entre Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS).
“Temos consciência de que não podemos deixar a comunidade da Volta Grande como fim de linha. Precisamos manter essa travessia, que é essencial para as pessoas que dependem dela para acessar o estado vizinho”, completou o vice-prefeito.