Legislativo

Vereadores aprovam Moção de Aplauso à equipe de Karatê de Capinzal após temporada de conquistas

  • Gabriel Leal
  • 09/12/2025 09:51
45882476569381b7c300e10.50562663.jpg

A Câmara de Vereadores de Capinzal aprovou, na noite de segunda-feira, 8 de dezembro, durante a 45ª Sessão Ordinária do ano, a Moção de Aplauso nº 49/2025, de autoria do vereador Junior Muller e subscrita pelos demais parlamentares. A homenagem reconheceu o desempenho de destaque da equipe de Karatê da Fundação Municipal de Esportes (FME), que acumulou resultados expressivos ao longo de 2025 em competições estaduais, nacionais e internacionais.

A sequência de conquistas iniciou na 1ª Etapa Estadual, realizada em Capinzal, onde o grupo garantiu o 1º lugar geral por município. Foram 85 medalhas ao todo, sendo 57 de ouro, além de diversos troféus nas categorias Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto, no masculino e feminino, com a participação de 60 atletas.

Em âmbito nacional, a equipe obteve forte desempenho no Campeonato Pan-Americano, em Fortaleza, conquistando 15 medalhas e o troféu de 4º lugar geral entre delegações internacionais. Na Copa do Brasil de Karatê, em Balneário Camboriú, os atletas voltaram a se destacar, alcançando troféus de 1º lugar no Kata Família Saretta e no Kata Juvenil Masculino, além de somarem 29 medalhas e encerrarem a competição no 5º lugar geral entre 23 federações.

Nos eventos promovidos pela Fesporte, os resultados também foram significativos. Nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, uma atleta sagrou-se vice-campeã estadual. Na OLESC, em Brusque, Capinzal terminou na 5ª colocação entre 38 municípios, com destaque para o atleta João Pedro de Matos. Já nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em Chapecó, o grupo garantiu pódio com Bruno Saretta (3º lugar) e boas colocações com Gleneste Wirth (5º) e Danieli Saretta (6º).

A equipe ainda confirmou sua força nas etapas estaduais da modalidade. Em Coronel Freitas, durante a 2ª Etapa Estadual, conquistou novamente o 1º lugar geral, com 65 medalhas — 34 de ouro, 16 de prata e 15 de bronze — disputando com 33 atletas. Na Final Estadual, realizada em Tangará em 8 de novembro, somou 56 medalhas, sendo 31 de ouro, 18 de prata e 7 de bronze, com 40 competidores em todas as categorias.

Diante desse conjunto de resultados, os vereadores registraram, por meio da moção, o reconhecimento ao empenho dos atletas, ao trabalho dos professores e ao suporte da Fundação Municipal de Esportes de Capinzal, que contribuíram para elevar o nome do município no cenário esportivo estadual, nacional e internacional.


Enquete