Jornal A Semana

Família Surdi realizou encontro em Alto São Roque

  • Douglas Varela
  • 17/07/2019 08:25
12798554285d2f05f666df57.68598710.jpg

A comunidade de Alto São Roque, interior de Capinzal, acolheu no sábado, dia 13, mais de trezentos e cinquenta pessoas no I Encontro da Família Surdi.

Foram momentos de compartilhamento, carinho, admiração, encontros e reencontros para celebrar a família, nas raízes, origens e antepassados, que desbravaram estas terras com o suor do seu trabalho, fazendo deste chão sua morada, criando seus filhos e seu sustento com mãos calejadas.

Descendentes de italianos e seus antepassados aportaram pelas mais diversas regiões do Rio Grande do Sul e depois para Santa Catarina, mais precisamente nas localidades São Roque, Alto São Roque e outras comunidades da região.

O encontro teve início com a realização de uma Missa de Ação de Graças, seguido da apresentação da árvore genealógica da família, logo após foi servido o almoço.

Em meio a muita descontração, alegria e animação dos próprios integrantes da família, o encontro se estendeu até o final da tarde e foi um acontecimento que ficou marcado nos corações de cada integrante desta família que pretendem levar esse encontro de geração em geração.

De acordo Ires Surdi, uma das organizadoras do evento, esse tipo de encontro é importante para mostrar que apesar da distância, a família mantém uma unidade, possuí a mesma origem. "É fundamental que cada um saiba de onde veio, que mantenha sua identidade, a identidade da família. A oportunidade de trocar e preservar as lembranças, a história dos familiares mais velhos, nos traz uma qualidade vital importante.

O jovem Demétrio Surdi, que trabalhou muito na elaboração da árvore genealógica, disse “que os registros nos ensinam que é importante valorizar a vida, mesmo que não tenhamos feito nada de extraordinário”. O trabalho de pesquisa das ramificações continuam e serão apresentados em breve. A família já se programa para o segundo encontro oficial, que deve ser realizado em 2020.

Reportagem - Jorge Soldi (Rádio Capinzal/Jornal A Semana)

Fotos: Vilmar Surdi


Enquete