Jornal A Semana

Seriguela produz muitos frutos na comunidade de Nossa Senhora da Saúde

  • Douglas Varela
  • 18/03/2019 08:16
20291635075c8f7e7adb46f3.71120576.jpg

A Seriguela (ou Ciriguela) é uma árvore originária da América Central e da América do Sul que no Brasil se adaptou melhor nos estados do nordeste e centro-oeste. Na região sul, em razão do clima, a planta não é tão comum.

Na comunidade de Nossa Senhora da Saúde, interior de Ouro, na propriedade do aposentado Clemente Moresco, um pé de Seriguela tem chamado a atenção dos visitantes. A muda foi trazida há 18 anos do Mato Grosso por alguns amigos da família e plantada ao lado da residência do casal Roberto e Marileuza de Araújo Moresco.

Marileuza conta que a produção dos primeiros frutos ocorreu somente nove anos após o plantio e que a safra atual é a maior dos últimos anos. “Temos dificuldades para produzir as mudas da Seriguela. Nesses 18 anos conseguimos apenas uma muda” afirma a proprietária.

De sabor doce, o fruto mede cerca de cinco centímetros e pode ser consumido in natura e a polpa transformada em doces e sorvetes. Alguns utilizam o fruto para colocar na cachaça e transformar em licor.

Além dos frutos, o pé de Ciriguela proporciona um aspecto visual muito bonito para o jardim da residência e a sombra costuma ser refúgio para a família nos dias de calor.

Estudos científicos comprovaram que a Ciriguela é rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro e que possui vitamina A, B e C.

Benefícios para a saúde

O fruto da Seriguela possui propriedades diuréticas e energizantes e é indicado para aliviar espasmos, diarreia, febre, gases, inflamações, para a limpeza de feridas e queimaduras, além de ser recomendado para o tratamento de anemias e para fortalecer o sistema imunológico

Enquete