Banco do Brasil celebra 60 anos de história e desenvolvimento em Capinzal
- Jardel Martinazzo
- 20/01/2026 10:17

Foto: Capinzal FM
Nesta terça-feira, dia 20 de janeiro, o Banco do Brasil celebra 60 anos de atuação no município de Capinzal. Ao longo dessas seis décadas, a instituição construiu uma trajetória que se confunde com a própria história da cidade, acompanhando de perto o desenvolvimento econômico, social e produtivo do município.
A reportagem da Capinzal FM conversou com o gerente geral da agência, Fernando Henrique Formighieri, que atua há 18 anos no Banco do Brasil e está à frente da unidade de Capinzal desde março de 2025. Ele destacou que o banco foi a primeira instituição financeira instalada no município e que, mesmo com as mudanças do setor ao longo do tempo, segue sólido, presente e investindo na cidade.
(Foto: Final da década de 80)
Segundo Fernando, ao observar registros antigos, é possível perceber a evolução tanto do município quanto da própria agência, que recentemente passou por uma ampla reforma e hoje conta com um novo modelo de atendimento. Ele explica que o momento atual das instituições financeiras é marcado pelo atendimento híbrido, que une soluções digitais à presença física, mantendo o contato próximo com os clientes.
O gerente ressaltou ainda que o Banco do Brasil é pioneiro em diversos serviços digitais, como o Internet Banking e o BB Digital, o que proporciona mais agilidade, segurança e comodidade aos clientes. Ao mesmo tempo, a instituição mantém o atendimento presencial para atender especialmente pessoas que têm mais dificuldade com a tecnologia, garantindo inclusão e acesso a todos os públicos.
Fernando também lembrou das transformações internas ao longo dos anos, como a redução no número de funcionários em função da digitalização dos processos, o que permitiu maior eficiência e rapidez no atendimento. Mesmo assim, a agência de Capinzal mantém grande fluxo de pessoas, concentrando folhas de pagamento de empresas privadas e do poder público, além de atender clientes pessoa física, produtores rurais e empresas.
Outro ponto destacado foi a forte integração do Banco do Brasil com a comunidade. O gerente citou o papel histórico dos funcionários que vieram trabalhar em Capinzal, muitos dos quais fixaram residência no município e formaram suas famílias, fortalecendo os laços com a cidade.
Fernando também ressaltou a importância da AABB como espaço de integração comunitária, localizado no município de Ouro. Ele explicou que a associação está aberta a toda a comunidade, não apenas a funcionários do banco, e desenvolve ações sociais relevantes, como o programa AABB Comunidade, que completa 26 anos de atuação no município de Capinzal. Atualmente, o programa atende cerca de 100 crianças e adolescentes, oferecendo atividades complementares em parceria com o poder público municipal.
Para o gerente, essa iniciativa é um exemplo claro do compromisso do Banco do Brasil com a comunidade, indo além das soluções financeiras e contribuindo diretamente com o apoio social e o desenvolvimento local.
Ao final da entrevista, Fernando deixou uma mensagem à comunidade capinzalense. Ele afirmou que é um grande orgulho fazer parte da história de Capinzal e reforçou o compromisso do Banco do Brasil de seguir atuando com proximidade, integridade e inovação, participando ativamente de todas as cadeias produtivas do município, desde o cliente pessoa física até as empresas, contribuindo para o crescimento sustentável da cidade e produtores rurais.
Na manhã desta terça-feira, a agência também recebeu visitas especiais para celebrar a data, entre elas o Frei Ivo Lazzarotto, da Paróquia São Paulo Apóstolo, o presidente da Câmara de Vereadores, Kelvis Borges, e o secretário de Administração, Leandro Jacó Paza, que representou o prefeito Aguinaldo Pedro Paggi, além de funcionários e imprensa.



