“Bolachas de Colher”: escritora piratubense lança livro infantil que une afeto, aprendizado e criatividade
- Gabriel Leal
- 25/08/2025 09:31

Andreia Martinazzo Braga, de 44 anos, educadora da Rede Municipal de Piratuba e escritora, participou do Jornal 102 nesta segunda-feira, 25 de agosto, para falar sobre o lançamento de seu segundo livro, intitulado “Bolachas de Colher”, no qual foi produzido durante dez meses, contemplando 34 páginas.
A obra, publicada pela Editora Fatum Educação, de Curitiba/PR, traz uma história de afeto e aprendizado inspirada em fatos reais. Na narrativa, uma neta descobre com a avó Tereza que o simples ato de preparar bolachas se transforma em um momento inesquecível de aprendizado, carinho e conexão entre gerações. O livro combina literatura infantil, prática pedagógica e lúdica, incentivando a escrita, a criatividade e o aprendizado por meio de receitas, reunindo conhecimento e afeto de maneira envolvente.
O lançamento oficial do livro acontecerá em Piratuba, no dia 13 de setembro, das 14h às 17h, na Livraria Juvenil (Avenida 18 de Fevereiro, nº 370, Sala 01, Centro). Durante o evento, os participantes poderão conhecer a autora, adquirir exemplares, participar de sessão de autógrafos e se divertir em uma oficina de Bolachas de Colher, vivenciando a prática que inspirou a história. O encontro é aberto a toda a comunidade, oferecendo uma experiência literária e afetiva para crianças e famílias.
Além disso, Andreia também comentou sobre seu primeiro livro, “Professoras Alfabetizadoras: Dos Processos Formativos às Práticas de Alfabetização”, publicado em 2020 pela Editora Mercado de Letras, de São Paulo. A obra integra a coleção “Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador” e aborda a formação e o trabalho de professoras que atuam na alfabetização, conectando teoria e prática, apresentando estratégias pedagógicas, relatos de experiências, planejamento, avaliação e a importância do vínculo afetivo com os alunos.
Natural de Piratuba, Andreia é graduada em Pedagogia, Mestre em Educação e especialista em Literatura Infantil, Ludopedagogia, Gestão Escolar, Alfabetização e Letramento. Atualmente, exerce a profissão de educadora na Escola Municipal Amélia Poletto. Com mais de 20 anos de experiência na educação, ela escreve para crianças, educadores e famílias, unindo sensibilidade e prática pedagógica para promover a leitura, a escrita e o aprendizado de forma significativa e afetiva.
O livro encontra-se na pré-venda, sendo possível adquiri-lo no valor de R$ 49,90, na Aquarela Papelaria, em Capinzal. Demais informações podem ser obtidas pelo Instagram da escritora no @andreiamartinazzobraga.
Ouça a entrevista: