Câmara de Capinzal homenageia policiais e bombeiros com a honraria “Destaque do Ano”
- Jardel Martinazzo
- 22/05/2025 21:07

Foto: Jardel Martinazzo/Capinzal FM
Em uma sessão solene marcada pela emoção e reconhecimento, a Câmara de Vereadores de Capinzal realizou na noite desta quinta-feira (22) a entrega da honraria “Destaque do Ano” a policiais e bombeiros que se destacaram no exercício de suas funções no município em 2024.
Instituída em 2019, por meio de um projeto idealizado pelo ex-vereador Kelvis Borges e pelo vereador Rafael Tonial, a homenagem tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais da segurança pública e do serviço de emergência que, com dedicação e comprometimento, trabalham diariamente em prol da comunidade. Os nomes foram indicados pelas próprias corporações.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Kelvis Borges, e contou com a presença do prefeito Aguinaldo Pedro Paggi, do policial civil Fernando de Oliveira Kostycha, do comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, Major Vilmar Rosa e do cabo André Berzagui, que representou o comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, Robson Fermiano. Familiares, amigos também prestigiaram o evento.
Homenageados
Bombeiro Comunitário: Eduardo Pelissari Bazzo
Nascido em Capinzal, no dia 24 de novembro de 1994, Eduardo é filho de Nilton José Bazzo e Simone Pelissari, e noivo de Joslaine Pereira. Desde cedo, foi incentivado por seus pais a buscar uma profissão que tivesse como principal missão ajudar as pessoas — um valor que encontrou plena realização no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
A trajetória profissional de Eduardo Pelissari Bazzo começou em 2013, como auxiliar de obras na Prefeitura, sendo cedido em 2016 ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, onde passou a atuar com afinco. O entusiasmo pelas atividades exercidas na corporação o levou a fazer o curso de Bombeiro Civil, concluído em 2018, onde obteve a segunda colocação geral. A partir daí, iniciou oficialmente sua jornada nesta nobre função.
No Corpo de Bombeiros Militar, atua como motorista, no combate a incêndios, no atendimento pré-hospitalar e em diversas atividades de auxílio à comunidade, sempre com comprometimento e profissionalismo. Eduardo também é licenciado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) e pós-graduado em Gestão Educacional pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar).
Bombeiro Militar: 3º Sargento Wilfred Muhlbrandt
Nascido em Tangará (SC), no dia 10 de fevereiro de 1973, Wilfred Muhlbrandt é filho de Max Adolfo Muhlbrandt e Lucilla Muhlbrandt. É casado com Eliane Blodorn Muhlbrandt há 25 anos, com quem tem um filho, Wolfgang Blodorn Muhlbrandt.
Sua carreira no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina começou em 1994, atuando por oito temporadas como salva-vidas. Ao longo dos anos, buscou constante aperfeiçoamento, realizando cursos de resgate veicular, análise de projetos, mergulho, técnicas de ensino e instrutor de combate a incêndios.
Além da formação técnica, possui graduação em licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Unoesc (Joaçaba) e pós-graduação como personal trainer.
Durante sua trajetória, atuou por 20 anos na guarnição de serviço, além de passar pelo setor administrativo, onde trabalhou nas áreas de atividade técnica, vistorias, recursos humanos e compras. Também exerceu por cinco anos a função de comandante da unidade de Água Doce. Em 2023, foi transferido para Capinzal, onde atua como B1 (sargentação) e coordenador de programas comunitários, colaborando nas missões determinadas pelo comando.
Policial Civil: Paulo Cesar Dalpissol
Natural de Erval Velho (SC), Paulo Cesar Dalpissol nasceu em 25 de março de 1972, filho de João Dalpissol e Dilva Rosalina Fávaro Dalpissol (ambos in memoriam). É casado com Dionete Sutil e pai de Ana Carolina Dalpissol Proner e Beatriz Dalpissol. Possui também dois enteados: André Luiz Mocelin e Ana Caroline Mocelin.
Ingressou na Polícia Civil em 27 de setembro de 1993, inicialmente atuando na Delegacia de Polícia da Comarca de Joaçaba (SC), sendo posteriormente transferido para a Delegacia de Capinzal.
Em 1998, assumiu a Delegacia de Vargem Bonita, onde permaneceu até 1999, quando passou a responder pela Delegacia de Lacerdópolis, cargo que ocupou por 17 anos. Em 2016, foi transferido para a Central de Plantão Policial (CPP) de Joaçaba e, no início de 2023, retornou para a Delegacia de Polícia da Comarca de Capinzal, onde segue atuando.
Policial Militar: 3º Sargento PM Djwlly Kanaã Morosini
Nascida em 10 de abril de 1984, na cidade de Água Doce (SC), Djwlly é filha de Pedro Morosini e Ivone Maria Benato. Casada com Egomar Angelo Parizotto, é mãe de Antonio Morosini Parizotto e Mariana Morosini Parizotto.
Djwlly ingressou na Polícia Militar do Estado de Santa Catarina em 15 de agosto de 2011. Foi promovida a cabo em 14 de dezembro de 2018 e, desde 12 de dezembro de 2024, ocupa a graduação de 3º Sargento da Polícia Militar.
Ao receber a honraria "Policial Militar Destaque do Ano", Djwlly celebra não apenas seus méritos pessoais, mas também representa a força e a determinação das mulheres na segurança pública. Sua trajetória é marcada pela superação de desafios e pela dedicação em servir a comunidade com competência, empatia e comprometimento.
Em uma profissão historicamente dominada por homens,
ela enfrentou e superou desafios adicionais, provando que a coragem, a
inteligência e a compaixão não conhecem gênero. Sua maestria em exercer suas
atribuições com profissionalismo e empatia é um exemplo para todos.