Câmara Jovem de Capinzal aprova seis moções e apresenta seis indicações em sessão mensal
- Gabriel Leal
- 12/08/2025 10:33

Na noite de segunda-feira, 11 de agosto, a Câmara Jovem de Capinzal realizou mais uma sessão ordinária mensal, logo após a reunião dos vereadores titulares. A pauta contou com a apresentação de seis indicações e aprovação de seis moções de aplauso, além de homenagens alusivas ao Dia dos Pais e ao Dia do Estudante.
A Indicação Jovem nº 018/2025, de autoria da vereadora jovem Luiza do Prado Antunes de Matos (Colégio UNOESC), solicitou ao Poder Executivo Municipal a construção de uma área pública no lote localizado aos fundos da Delegacia Civil, na Rua Máximo Toaldo, no Bairro Santa Terezinha. A proposta visa transformar o espaço, atualmente desocupado, em um parquinho infantil, garantindo mais segurança e lazer às crianças da comunidade.
Já a Indicação Jovem nº 019/2025, apresentada por Gabriel Luiz Giumbelli (Escola Municipal Ivo Silveira) e demais parlamentares, sugeriu que os computadores do plenário da Câmara Municipal sejam disponibilizados para uso durante as sessões do Parlamento Jovem, contribuindo para a formalidade, organização e sustentabilidade dos trabalhos.
A vereadora jovem Eloisa Terra dos Santos (Escola Municipal Viver e Conhecer) apresentou três proposições:
– Indicação nº 020/2025, que solicita a instalação de bebedouros públicos para uso humano e animal, especialmente em períodos de calor intenso;
– Indicação nº 021/2025, que propõe o projeto “Adote uma Árvore” para incentivar a educação ambiental nas escolas municipais;
– Indicação nº 022/2025, que sugere a criação de hortas comunitárias em terrenos públicos ociosos, com foco em segurança alimentar e integração social.
A Indicação Jovem nº 023/2025, da vereadora jovem Bruna Beatriz dos Santos Brito (Escola Municipal Dr. Vilson Pedro Kleinubing), propôs a criação do Programa Juventude Consciente, voltado à prevenção do uso de drogas entre estudantes a partir dos 12 anos, com ações integradas entre escola, família, profissionais de saúde e segurança pública.
Na ordem do dia, também foram aprovadas seis moções de aplauso. Entre elas, destaque para:
– Moções nº 017, 018 e 019/2025, de Gabriel Luiz Giumbelli, em reconhecimento à realização da Festa Julina da Escola Municipal Ivo Silveira, à classificação do projeto “Enraizadores Naturais” na MostraTec Afubra e à assinatura da ordem de serviço para a reforma e ampliação da instituição;
– Moção nº 020/2025, de Eloisa Terra dos Santos, também parabenizando a assinatura da ordem de serviço da Escola Ivo Silveira;
– Moção nº 021/2025, de Eloisa Terra dos Santos, em homenagem à realização da 61ª Festa em Honra a São Cristóvão;
– Moção nº 022/2025, subscrita por diversos vereadores jovens, parabenizando todos os estudantes pela passagem do Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto.
Durante a Palavra Livre, que também contemplou a fala dos vereadores jovens Erick Schuastz, Evelin Cassuba, Gabriel Zanesco Silva, Gregory Vite da Silva Machado e Ketlin da Silva Bazzi, houveram homenagens ao Dia dos Pais, celebrado no domingo, 10 de agosto, e reforçaram a importância da valorização dos estudantes como protagonistas de um futuro melhor, tendo em vista a comemoração da data para a classe na segunda-feira (11).
O próximo encontro dos parlamentares jovens está marcado para o dia 12 de setembro, às 14h30min, no plenário da Câmara de Vereadores de Capinzal.
Durante a sessão da Câmara Jovem, os vereadores titulares também acompanharam os trabalhos, promovendo um espaço valioso de troca de experiências e aprendizado mútuo entre as gerações. A presença dos parlamentares adultos contribuiu para orientar os jovens vereadores, reforçando a importância do exercício da cidadania e do compromisso com a comunidade. Esse diálogo intergeracional fortaleceu o processo legislativo e incentivou o engajamento dos adolescentes nas ações do município.