Capinzal elege novos membros do Conselho Municipal de Cultura para a gestão 2025/2027
- Jardel Martinazzo
- 21/05/2025 09:13

Foi realizada na noite de terça-feira (20), no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Capinzal para o mandato de 2025 a 2027. O processo foi conduzido pela diretora de Cultura, Vania Schwaizer, e contou com a presença da assessora cultural da AMMOC (Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense), Roselaine Vinhas.
O conselho é composto por 16 membros, sendo oito representantes da sociedade civil e oito do poder público municipal.
Representantes do Poder Público
Diretoria de Cultura: Vania Schwaizer Damasceno e Juliano Prado
Secretaria de Educação: Simone Salete Zapalalio de Oliveira Luz e Christiane de Jesus Barossi
Educação (formação em Artes): Fabiane Zambão
Assistência Social: Josimari Dondoni do Amaral
Planejamento: Álvaro José Lopes de Castro Mileski Holetz
Desenvolvimento Econômico e Turismo: Talita Emília Frizzo
Representantes da Sociedade Civil
Imprensa / Meios de Comunicação: Marlo Greigo Matielo
Entidades Culturais: Silvia de Fátima Bonato Dambrós, Marcos Antonio Giumbele (CTG), Renan Alisson Hermes (AMPECO)
Diversas áreas da cultura (música, dança, literatura, etc.): Juçara Surdi Bertola, João Vitor Machado da Motta, Marcia Terezinha Hanel Toscan e Fabio Dambrós
Nova presidência do Conselho
Após a formação do novo conselho, os membros elegeram Juçara Surdi Bertola como presidente da gestão 2025/2027. Ela representa a Associação dos Professores de Ouro e Capinzal (APROC) e a Associação Tradição Italiana, além de integrar o Núcleo de Turismo da AMPECO e o Núcleo de Turismo de Ouro.
Em entrevista à Capinzal FM, Juçara destacou a importância da cultura no desenvolvimento social e reafirmou seu compromisso em liderar os trabalhos com responsabilidade e dedicação.
Debate sobre a PNAB
Logo após a eleição, foi realizada uma oitiva sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A assessora cultural da AMMOC, Roselaine Vinhas, anunciou que Capinzal receberá R$ 185 mil para investimentos no setor cultural nesse ano. Ela também explicou como será feita a distribuição dos recursos entre os segmentos locais.