Educação

Com o tema “Tempo de Aprender: Caminhos para Práticas Docentes” 13º Simpósio Pedagógico inicia nesta noite em Capinzal

  • Gabriel Leal
  • 16/05/2024 14:38
162566209966464500044fd4.79557578.jpg

Inicia às 19h30min desta quinta-feira (16) a 13ª edição do Simpósio Pedagógico (SIMPE) em Capinzal, abordando o tema “Tempo de Aprender: Caminhos para Práticas Docentes”.

Esta iniciativa foi inicializada em 2011 e promete contemplar a presença de mais de 15 municípios da região. Especificamente, sua jornada  será executada no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, estendendo-se até à tarde de sexta-feira, dia 17 de maio.

O evento possui consolidação no âmbito regional, reunindo aproximadamente mil pessoas, visando dispor de profissionais de referência no meio educativo a fim de ampliar a capacitação dos que os expectam.

O ato inicial contará com ministração da consultora, especialista em educação, Regina Schudo, atuante há 38 anos no meio, que trará de forma alusiva a abordagem correlata as reflexões e contextos juntos das urgências na educação brasileira.

Na sexta-feira (17) pelo período matutino, às 8h, o violinista Simão Wolff iniciará o mencionado período consolidando a abertura do evento com sonoridades encantadoras atreladas as cordas e estrutura do seu histórico violino.

Subsequentemente, Ana Ruth Starepravo, doutora em educação (USP), fundadora do Numeraliza e escritora promoverá discussões e aprofundamentos a temática, “Aprender a Pensar, a Educação Básica e o Desenvolvimento do Letramento Lógico-Matemático”, além de Silvia Colello, doutora pela faculdade de educação da USP e escritora com palestra acerca da “Alfabetização: o quê, por quê e como”.

Durante a tarde, o coordenador do SIMPE,  diretor do Instituto Infâncias, Doutor em Educação e Escrtior, Israel Gonçalves Boniek impelirá manifestações sobre “Por uma Educação Infantil Potente, Estética, Sensível e Humana”, seguido de Wania Boer, mestre em educação especial, com a “Inclusão Compromisso com o Futuro da Educação”.

O encerramento estará marcado pelo tema “A Construção de Sentidos na Educação: A Leitura para Além dos Livros” com autoria de Cleber Fabiano, doutor em educação, ganhador do prêmio Baobá e Cátedra Unesco de Leitura.

Ainda, vale ressaltar durante a tarde de sexta-feira, antecedendo as manifestações de Wania Boer, a presença de um grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capinzal liderados pelo professor Juliano do Prado que promoverão uma apresentação.

Em entrevista à Capinzal FM, Giana Carla Martins, ela que foi educadora e gestora por muito tempo, atualmente integra a organização do SIMPE revela que o objetivo é corresponder à expectativa atribuída ao ato. Ainda, ela agradece as administrações de Capinzal e Ouro pela parceria, bem como a Câmara de Vereadores de Capinzal, juntamente da Escola do Legislativo Iria Dambróz e demais envolvidos na respectiva promoção. 

Por fim, Giana explica que as inscrições para o acontecimento estão encerradas visto que as oportunidades em aderir o ato foram geradas antecipadas para maior organização.

Enquete