Geral

Comunidade de Linha Galdina manifesta interesse em ser anexada ao Município de Ouro

  • Capinzal FM
  • 12/11/2025 16:36
792633550691463a44932f1.87429406.jpg

Na tarde desta terça-feira, dia 11, lideranças da comunidade de Linha Galdina participaram de uma audiência na Prefeitura de Campos Novos com o prefeito Dirceu Kaiper, o secretário de Planejamento Volcir Canuto e o prefeito de Ouro, Claudir Duarte (Dire).

 

O encontro teve como objetivo formalizar o interesse da comunidade em se desmembrar de Campos Novos e ser anexada ao município de Ouro.

 

De acordo com o produtor rural José Paulo Boff, um dos líderes do movimento, essa possibilidade vem sendo debatida há pelo menos dois anos e ganhou força na última semana, após uma reunião entre os moradores da localidade.

 

“O primeiro passo foi conversar com o prefeito Claudir Duarte para saber se havia interesse do município de Ouro em receber a comunidade. Com o sinal positivo do gestor, decidimos formalizar o pedido ao prefeito de Campos Novos”, explicou Boff.

 

Durante a audiência, foram apresentados os prós e contras da proposta. O prefeito Dirceu Kaiper determinou que a Secretaria de Planejamento realize um estudo técnico e a demarcação da área em questão, além de buscar junto à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado de Santa Catarina a viabilidade jurídica do pedido.

 

Kaiper ressaltou que, caso não haja impedimentos legais, não colocará restrições à decisão da comunidade em integrar o município de Ouro.

 

O agricultor José Paulo Boff destacou que a iniciativa não tem caráter político, mas sim logístico e prático, uma vez que Linha Galdina faz divisa com Ouro pelo Rio do Peixe.

 

“Estamos a 54 quilômetros, por estrada de chão, da sede de Campos Novos, e a apenas dois quilômetros de Ouro. O acesso à saúde e a outros serviços é muito mais fácil em Ouro. Para nós, é uma questão de proximidade”, afirmou.

 

O prefeito Claudir Duarte, que participou da audiência a convite das lideranças, comemorou o pleito dos moradores e destacou que o município está pronto para acolher a comunidade.


“Fico muito feliz com essa manifestação. Vamos acompanhar de perto todo o processo e contribuir no que for possível. As portas de Ouro estão abertas para as famílias de Linha Galdina”, concluiu. 

 

Créditos: Por Marlo Matielo (Capinzal FM)


Enquete