Delegada afirma que família de bebê de 8 meses internado em Joaçaba por sinais de agressão reside em Campos Novos; laudos confirmam múltiplas lesões
- Gabriel Leal
- 20/08/2025 15:46

A delegada da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Campos Novos, Fernanda Gehlen da Silva, se manifestou sobre o caso de um bebê de oito meses que recebeu atendimento inicial na UPA de Herval d’Oeste, por volta das 3h da madrugada desta quarta-feira, 20 de agosto e foi posteriormente transferido para o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba, apresentando sinais de agressões físicas.
Segundo a delegada, a família reside em Campos Novos, sendo a DPCAMI do município responsável pelo acompanhamento. Ela informou ainda que a Polícia Científica concluiu os laudos periciais, que confirmaram a compatibilidade das lesões como traumas contusos, fraturas em diferentes estágios de consolidação óssea nas costas, além de fraturas no antebraço e na coxa direita, indicativos de múltiplos traumas distintos.
A mãe da bebê, de 21 anos, entrou em contato com sua própria mãe, residente em Herval d’Oeste, que a buscou junto da neta em Campos Novos. A criança foi então levada à UPA devido à febre e dificuldade para respirar. Após avaliação médica e exames, foi necessária a internação imediata na UTI e a realização de intervenção cirúrgica.
Durante os depoimentos, a mãe apresentou versões contraditórias e tentou omitir a presença do companheiro, padrasto da criança, que residia com a família e pode estar envolvido nos fatos.
O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação e garantir a proteção da vítima e de outro filho menor, que permanece sob os cuidados da avó materna. A mãe foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Joaçaba, local em que prestou depoimento e foi liberada.
Por fim, a delegada mencionou que outras diligências foram realizadas durante a tarde desta quarta-feira (20), a fim de elucidar demais informações e compreender a autoria das ações para os procedimentos cabíveis.
Ouça: