Educação

Educação de Capinzal realiza segundo encontro do programa “Laços que Educam” com foco na saúde mental de adolescentes

  • Gabriel Leal
  • 24/09/2025 16:40
83522540768d44b92ac2921.75457520.jpg

Os transtornos mentais representam 16% de toda a carga global de doenças e lesões entre pessoas de 10 a 19 anos, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Diante desse cenário, a Secretaria de Educação de Capinzal promoveu, na noite de terça-feira, 23 de setembro, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, o segundo encontro do Programa “Laços que Educam”. Nesta edição, o eixo abordado foi “Laços que Educam na Adolescência”, com foco na saúde mental dos jovens.  O primeiro encontro ocorreu em 16 de setembro, abordando "Laços que educam as neurodivergências".

O responsável pela capacitação, psiquiatra Guilherme Mendonça, conversou com a reportagem e destacou as principais patologias identificadas nesse período, como transtornos ansiosos, depressão e a dependência química, que, segundo ele, é possível prevenir. O especialista também ressaltou a importância da família no processo de desenvolvimento e recuperação dos adolescentes.

Ouça: 

O terceiro encontro acontecerá em 2 de outubro, a partir das 19h, também no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, com o tema “Laços que Educam a Infância”, conduzido pela fonoaudióloga Daniela Bortoli e pelo neuropsicopedagogo Locemar Franke, com enfoque no desenvolvimento da fala e em estratégias para potencializar a aprendizagem infantil com apoio da família.

Toda a programação é gratuita, aberta a pais e familiares, sem necessidade de inscrição prévia.


Enquete