Turismo

Epagri realiza último encontro do Curso de Turismo Rural em Ouro

  • Jardel Martinazzo
  • 15/10/2025 21:27
21681085968f03ca6021535.88168127.jpg

Nesta quarta-feira (15), foi realizado o último encontro do Curso de Turismo Rural promovido pela Epagri, com programação realizada na comunidade de Pinheiro Baixo. O encerramento contou com palestras e uma visita técnica ao Pesque Pague Menegat, local que recebeu os participantes ao longo do dia, com atividades voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do turismo rural.

O curso, iniciado em 12 de agosto, contou com 23 participantes e foi dividido em três etapas. Durante os encontros, foram abordados temas como fundamentos do turismo, boas práticas de atendimento e hospitalidade, gastronomia local, jardinagem e paisagismo, além de saneamento ambiental, gestão de negócios, formação de preços, uso de mídias digitais e marketing.

No encerramento, o extensionista da Epagri, Júlio César Dambros, destacou a importância da formação e fez um balanço positivo das atividades.

“Hoje finalizamos com temas relacionados à legislação e às políticas públicas de crédito voltadas ao turismo rural e ao microempreendedor individual. Foi um curso completo, que proporcionou uma ampla visão sobre as possibilidades do setor”, destacou.

Dambros também agradeceu as parcerias da Prefeitura de Ouro, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria Cultura, representada pelo diretor e turismólogo Laudemir Rech, além da AMPECO, através do Núcleo de Turismo, que contribuiu com o desenvolvimento das atividades.

“O município já avançou bastante, com a criação do Conselho de Turismo e o planejamento de ações definidas. A ideia é seguir fortalecendo o setor e criando novas oportunidades de desenvolvimento”, completou.

A extensionista social Cláudia Maria Schmitz, do município de Urubici, foi uma das instrutoras do curso e abordou questões relacionadas à legislação tributária, ambiental e sanitária voltadas ao turismo na agricultura familiar. Ela ressaltou que o turismo rural é uma alternativa sustentável e lucrativa para o produtor.

“O turismo rural é uma fonte de renda limpa, uma verdadeira indústria sem fumaça. É uma oportunidade para que as pessoas da cidade conheçam a vida no campo e para que os agricultores complementem a renda de forma prazerosa e sustentável”, enfatizou.

Com o encerramento do curso, os participantes saem capacitados para aplicar o conhecimento adquirido em suas propriedades, contribuindo para o fortalecimento do turismo rural como alternativa econômica e de valorização cultural em Ouro e região.

Enquete