Estudantes vivenciam robô do Polo Inovale e exploram IA no encerramento do III Empreende Capinzal
- Gabriel Leal
- 10/10/2025 18:08

Na manhã desta sexta-feira, 10 de outubro, cerca de 200 estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Capinzal participaram do evento “Inovação, Empreendedorismo e Educação”. A iniciativa ocorreu no Centro Educacional Prefeito Celso Farina e marcou o encerramento do III Empreende Capinzal, iniciado na quarta-feira (8), promovido pela Escola do Legislativo Iria Dambróz, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e SEBRAE, com o apoio da ACIRP, AMPECO e CDL.
Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com o robô humanoide “Benben”, do Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe (POLO INOVALE), adquirido há cerca de seis meses com investimento aproximado de R$ 200 mil, via FAPESC. O robô é capaz de realizar movimentos como acenar, caminhar, correr, agachar e levantar, entre outros, e há planos de ampliar sua atuação em parceria com o IFC de Luzerna.
Através da iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, os participantes puderam compreender como a tecnologia pode ser aplicada na resolução de problemas, destacando a importância do empreendedorismo para escalar soluções inovadoras. O diretor comercial do Polo e vereador de Herval d’Oeste, Ângelo Radaveli, conduziu a apresentação.
O evento também contou com a participação de Maykol Ouriques, da empresa Adaptare Software, que abordou o uso da inteligência artificial (IA) de forma prática, enfatizando seu potencial para ampliar a capacitação humana. No caso dos estudantes, a IA pode auxiliar nos estudos, identificando oportunidades de melhoria e tornando-os agentes ativos no processo de aprendizado.
Em entrevista à Capinzal FM, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Talita Frizzo, destacou a parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, representada pela secretária Simone de Oliveira Luz, e o professor de tecnologias educacionais e integrante do Conselho Municipal de Inovação, Claudionor de Abreu. Talita enfatizou que, além de buscar inovação e tecnologia, o evento valorizou o ser humano como protagonista desses avanços.
“Hoje funciona neste formato. Como podemos mudar para elevar a eficiência?”, destacou Talita, exemplificando a busca constante por inovação.
Por fim, ela mencionou outras iniciativas na mesma linha, como o Comitê Gestor de Inovação e o projeto de Hubs e Startups, com evento programado para novembro em parceria com o Inova Unoesc.
Créditos: Por Gabriel Leal - Capinzal FM