Bombeiros

Gato é derrubado com jato de água durante resgate em Joaçaba

  • Gabriel Leal
  • 05/09/2025 19:58
190743705468bb6b2308be78.17594342.jpg

Na manhã desta sexta-feira, 5 de setembro, um resgate de um gato em Joaçaba terminou em polêmica e revolta. O animal estava preso havia três dias em uma árvore às margens de um rio, quando bombeiros foram acionados para a ocorrência. Durante a ação, um militar utilizou um jato de água para derrubar o gato, que acabou caindo no rio e desaparecendo.

A cena foi transmitida ao vivo pela Rádio Catarinense e nas redes sociais houve manifestações de indignação de moradores e protetores de animais.

Nota oficial do CBMSC

Diante da repercussão, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) divulgou uma nota oficial esclarecendo o caso. Na manifestação, a corporação afirmou que a conduta adotada pelo bombeiro não representa os valores da instituição e que serão tomadas providências internas. “A ação realizada pelo bombeiro militar durante a ocorrência não representa os valores da instituição e tampouco a conduta adequada para o atendimento. O comando local está ciente e as providências cabíveis serão tomadas internamente, com o rigor que o regulamento disciplinar requer”, destacou a nota.

O CBMSC reforçou ainda que a árvore em que o gato estava não oferecia suporte seguro para escadas ou técnicas de resgate em altura, por ser muito fina e instável. Apesar disso, a corporação reiterou que não compactua com o procedimento adotado e que medidas serão adotadas para correção.

Compromisso com a vida

A nota oficial também destacou que o CBMSC segue protocolos rigorosos de atendimento e de proteção à vida. “Serão instaurados os procedimentos administrativos cabíveis e, caso necessário, aplicadas as devidas punições”, informou. Por fim, a corporação reafirmou seu compromisso social e colocou-se à disposição da população por meio do telefone 193.

Créditos: Rádio Catarinense

Enquete