Luzerna instala o primeiro semáforo inteligente do Brasil
- Gabriel Leal
- 28/10/2025 10:07

O município de Luzerna está dando um passo importante rumo à inovação tecnológica com a instalação do primeiro semáforo inteligente do Brasil, desenvolvido dentro da Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). O projeto é resultado do trabalho da empresa Optimo, uma das incubadas do espaço, e foi contemplado em um edital de fomento do Governo do Estado.
De acordo com Júlio Guedes, diretor de Desenvolvimento Econômico, Inovação e da ITL, a iniciativa coloca Luzerna como referência em tecnologia aplicada ao trânsito.
“Esse semáforo foi desenvolvido por um dos nossos incubados, que criou todo o sistema e foi contemplada em um edital estadual para executar o projeto. É importante destacar que ele não tem nenhum custo para o município. Luzerna será o município sede, o município teste dessa tecnologia”, destacou Júlio.
Como vai funcionar
O novo equipamento utiliza inteligência artificial para realizar a leitura do fluxo de veículos, identificar horários de pico e gerenciar automaticamente o tempo de abertura e fechamento dos sinais, otimizando a fluidez do trânsito.
“Muitas vezes se fala que Luzerna não tem tanto trânsito, mas somos um município corredor, por onde passam veículos de várias cidades vizinhas. Essa inovação vem justamente para melhorar o fluxo nesses horários mais movimentados”, explicou o diretor.
O projeto tem apoio da Prefeitura de Luzerna, da CDL e do Sebrae/SC, que tem sido um importante parceiro no incentivo à inovação e ao desenvolvimento local.
A instalação dos postes e equipamentos ocorreu no último domingo e, segundo Júlio, o sistema entrará em fase de testes pelos próximos 30 dias, período em que fará o aprendizado do comportamento do tráfego na cidade.
“Esse é um dos primeiros passos para que Luzerna se torne um município tecnológico, competitivo e inovador. Nosso objetivo é construir juntos uma cidade inteligente, e temos outros projetos em andamento nessa direção”, destacou.
Segundo Alisson Wilson Stroher, analista do Sebrae/SC na regional Meio-Oeste, o projeto reforça o papel da incubadora como um ambiente fértil para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
“Este é um projeto incubado na ITL. A empresa já recebeu diversas consultorias e participou de várias ações de capacitação promovidas pelo Sebrae. Além disso, está ligada ao Ecossistema de Inovação do Meio-Oeste Catarinense, o que demonstra como o trabalho em rede potencializa resultados e gera impacto para o desenvolvimento regional”.
Créditos: Ascom



